Um dos pontos marcantes em nossa sociedade é a rápida evolução dos recursos tecnológicos, e consequentemente o acesso aos mesmos, que se tornam cada vez mais presentes em sala de aula, trazidos muitas vezes pelo educando, que vê tais recursos apenas como objetos de entretenimento. Neste contexto é notável a importância de demonstrar ao educando que é possível envolver os conteúdos do currículo pedagógico com a construção de jogos e/ou animações. Esse novo cenário cria novos desafios ao sistema educacional, no qual a inovação das práticas pedagógicas se faz necessário. Sendo assim, o presente projeto tem como proposta unir o desenvolvimento de jogos e/ou animações ao processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Para isso foi utilizado o programa SCRATCH, pois o mesmo possui uma interface gráfica simples e de fácil compreensão, que consiste em organizar blocos de instruções, no qual o usuário vai agrupando-os de acordo com seus objetivos, de modo similar a peças de um quebra-cabeça. Objetivando desta forma, elucidar a importância do uso das tecnologias no processo educativo, em especial o desenvolvimento da programação de jogos e/ou animações, com a finalidade de desenvolver a criatividade, a autonomia, o raciocínio, o pensamento lógico dos educandos, no intuito de torná-los protagonistas do seu processo de aprendizagem. Os dados analisados elucidaram o interesse por parte dos educandos participantes do projeto, fato que proporciona uma aprendizagem dos conteúdos, juntamente com uma motivação para o aprendizado em programação.