DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE GESTÃO ESPORTIVA NA PRÁTICA COMPETITIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Previamente, o clube carecia de tais procedimentos, sendo incumbência dos professores das respectivas modalidades tal tarefa, o que acarretava lacunas e dificuldades no processo, bem como desmotivação por parte dos professores e um elevado índice de reclamações por parte de alunos e pais. Nesse contexto, este trabalho teve como escopo relatar o desenvolvimento de um modelo de gestão esportiva direcionado à estruturação do esporte formativo e à transição para o esporte competitivo, buscando a manutenção da prática esportiva e competitiva de crianças e adolescentes, com faixa etária entre 7 e 14 anos. A padronização das ações envolveu as seguintes atividades: a) elaboração de um planejamento pedagógico anual; b) formulação de um calendário anual com objetivos pré-estabelecidos; c) construção de planos de aula; d) implementação de sistemas de avaliação pedagógica; e) seleção e recrutamento de atletas para compor as equipes competitivas; f) participação em eventos diversos; g) estabelecimento de suporte aos atletas; h) elaboração de um planejamento estratégico para competições; i) análise acadêmica com implicações na prática competitiva; j) promoção de cursos de formação e capacitação aos professores; k) avaliações periódicas do desempenho docente; l) realização de reuniões periódicas com os pais e/ou responsáveis; m) implementação de um sistema de acompanhamento e avaliação dos resultados. 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