TEATRO DO OPRIMIDO EM ESTÁGIO: UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA NA ESCOLA PÚBLICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9239 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2013 "inscrito_id" => 1043 "titulo" => "TEATRO DO OPRIMIDO EM ESTÁGIO: UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Tomando por referência a proposição de Augusto Boal para o Teatro do Oprimido, apresentam-se aqui possibilidades de utilização dessa técnica teatral na escola pública e, com base nos escritos de Pimenta e Lima, discute-se a concepção e a importância do Estágio Supervisionado, como parte da formação do licenciando em Educação do Campo, na área de Linguagens e Códigos, a partir de uma experiência realizada na Escola Estadual Padre Paulo Roberto de Oliveira, em Sumé/PB. O nosso objetivo foi proporcionar aos educandos a capacidade de refletir sobre o seu meio social através de uma técnica específica do Teatro do Oprimido, o Teatro Fórum, de modo que algumas problemáticas vivenciadas no cotidiano se transformassem em objeto de composição da cena/jogo teatral e, ao mesmo tempo, matéria para reflexão e tomada de posicionamento crítico frente a sua realidade. Assim, em consonância com a obrigatoriedade e as proposições contemporâneas para o ensino de Arte, as oficinas de teatro, realizadas com os adolescentes, permitiram um maior conhecimento e apropriação da linguagem teatral, uma reflexão sobre si mesmo e o mundo a sua volta tomando por base o princípio metodológico de aprender/apreender a partir da experimentação e da própria experiência. Desse modo, compreendemos que o estágio é um espaço muito importante na formação de qualquer licenciando, pois as vivências no cenário escolar, os planejamentos e as orientações a cada semana são importantes para o desempenho do futuro profissional da Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEATRO DO OPRIMIDO, EDUCAÇÃO DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_21_00_39_idinscrito_1043_ba59d9e0b6766ea25b45b8df9535a315.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILHO SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "WILHO" "autor_email" => "wilho.sb@gmail.com" "autor_ies" => "SUPERIOR INCOMPLETO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9239 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2013 "inscrito_id" => 1043 "titulo" => "TEATRO DO OPRIMIDO EM ESTÁGIO: UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Tomando por referência a proposição de Augusto Boal para o Teatro do Oprimido, apresentam-se aqui possibilidades de utilização dessa técnica teatral na escola pública e, com base nos escritos de Pimenta e Lima, discute-se a concepção e a importância do Estágio Supervisionado, como parte da formação do licenciando em Educação do Campo, na área de Linguagens e Códigos, a partir de uma experiência realizada na Escola Estadual Padre Paulo Roberto de Oliveira, em Sumé/PB. O nosso objetivo foi proporcionar aos educandos a capacidade de refletir sobre o seu meio social através de uma técnica específica do Teatro do Oprimido, o Teatro Fórum, de modo que algumas problemáticas vivenciadas no cotidiano se transformassem em objeto de composição da cena/jogo teatral e, ao mesmo tempo, matéria para reflexão e tomada de posicionamento crítico frente a sua realidade. Assim, em consonância com a obrigatoriedade e as proposições contemporâneas para o ensino de Arte, as oficinas de teatro, realizadas com os adolescentes, permitiram um maior conhecimento e apropriação da linguagem teatral, uma reflexão sobre si mesmo e o mundo a sua volta tomando por base o princípio metodológico de aprender/apreender a partir da experimentação e da própria experiência. Desse modo, compreendemos que o estágio é um espaço muito importante na formação de qualquer licenciando, pois as vivências no cenário escolar, os planejamentos e as orientações a cada semana são importantes para o desempenho do futuro profissional da Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEATRO DO OPRIMIDO, EDUCAÇÃO DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_21_00_39_idinscrito_1043_ba59d9e0b6766ea25b45b8df9535a315.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILHO SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "WILHO" "autor_email" => "wilho.sb@gmail.com" "autor_ies" => "SUPERIOR INCOMPLETO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }