No intuito de acompanharmos como o ensino de Sociologia se configura a partir da reforma do Ensino Médio e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o presente trabalho analisou as ilustrações dos conteúdos de Ciência Política nos livros didáticos de Sociologia e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas dos editais do PNLD 2018 e 2021. Aplicou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) das ilustrações dos livros didáticos Sociologia em Movimento (2018) e Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2021), pois ambas as obras são da mesma editora e compartilham, em grande parte, de mesma autoria. Em seguida, realizou-se um exame comparativo das duas obras de forma quantitativa e qualitativa no intuito de investigar as particularidades da recontextualização pedagógica (BERNSTEIN, 1996) dos conteúdos de Ciência Política em cada uma delas. Notou-se que apesar de poucas alterações nos textos entre os dois livros didáticos analisados, houve uma expressiva diferença na quantidade e dos tipos de ilustrações relacionadas aos conteúdos de Ciência Política. O livro Sociologia em Movimento apresentou uma quantidade maior de imagens e as fotografias e pinturas referentes aos pensadores da Ciência Política antes presentes, tendo sido praticamente excluídas no Moderna Plus. Nesse sentido, observa-se uma busca pelo apagamento das particularidades e fronteiras das disciplinas escolares, numa tentativa de construir um livro didático com uma abordagem interdisciplinar.