ROTINIZAÇÃO DA REFORMA DA BNCC: VIVÊNCIAS DO PIBID EM ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92557 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 749 "titulo" => "ROTINIZAÇÃO DA REFORMA DA BNCC: VIVÊNCIAS DO PIBID EM ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA" "resumo" => "No Brasil, a trajetória da Sociologia foi e ainda é marcada por disputas políticas e ideológicas, explícitas nas mudanças que ocorrem em momentos históricos e nas diversas conjunturas dos regimes políticos brasileiros. O ensino de Sociologia, ora aparece na grade curricular, ora sai da grade, consolidando assim, um cenário de incerteza na implementação da disciplina., e com a adoção do Novo Ensino Médio o ensino sociológico tornou-se ainda mais propício a uma defasagem em abordagem teórica e crítica nas instituições de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar, de que maneira o ensino de Sociologia em uma escola pública de Ensino Médio de Vitória da Conquista- Bahia pode ser afetado pela Reforma Curricular da BNCC, baseado na vivência de estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Fundamentado na orientação teórica da "Teoria Crítica", sistematizada pelos pensadores da Escola de Frankfurt, o trabalho aponta a rotinização da BNCC como impasse para o alcance da liberdade social. Ao propagar uma pedagogia das competências, visando uma aprendizagem instrumental, mercadológica e fragmentária, fica evidente que a Reforma da BNCC e a implementação do Novo Ensino Médio contribuem para a ocorrência de obstáculos à emancipação social humana, aprofundando as desigualdades educacionais existentes no município baiano e consequentemente, em todo o país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID749_TB239_18062023151551.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENE MEYRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MILENE" "autor_email" => "meiremilene@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92557 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 749 "titulo" => "ROTINIZAÇÃO DA REFORMA DA BNCC: VIVÊNCIAS DO PIBID EM ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA" "resumo" => "No Brasil, a trajetória da Sociologia foi e ainda é marcada por disputas políticas e ideológicas, explícitas nas mudanças que ocorrem em momentos históricos e nas diversas conjunturas dos regimes políticos brasileiros. O ensino de Sociologia, ora aparece na grade curricular, ora sai da grade, consolidando assim, um cenário de incerteza na implementação da disciplina., e com a adoção do Novo Ensino Médio o ensino sociológico tornou-se ainda mais propício a uma defasagem em abordagem teórica e crítica nas instituições de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar, de que maneira o ensino de Sociologia em uma escola pública de Ensino Médio de Vitória da Conquista- Bahia pode ser afetado pela Reforma Curricular da BNCC, baseado na vivência de estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Fundamentado na orientação teórica da "Teoria Crítica", sistematizada pelos pensadores da Escola de Frankfurt, o trabalho aponta a rotinização da BNCC como impasse para o alcance da liberdade social. Ao propagar uma pedagogia das competências, visando uma aprendizagem instrumental, mercadológica e fragmentária, fica evidente que a Reforma da BNCC e a implementação do Novo Ensino Médio contribuem para a ocorrência de obstáculos à emancipação social humana, aprofundando as desigualdades educacionais existentes no município baiano e consequentemente, em todo o país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID749_TB239_18062023151551.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENE MEYRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MILENE" "autor_email" => "meiremilene@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }