A pesquisa tem como intuito discutir o processo do trabalho docente durante o período pandêmico de COVID-19 no âmbito do Instituto Federal do Piauí entre 2021 e 2022. A pesquisa consiste em abordar as questões concernentes ao trabalho docente no ensino médio. Mediante ao período vivenciado pela pandemia do novo coronavírus (SarsCoV-2), houve alterações na organização do modus operandi da realização de aulas nos espaços escolares, bem como modificações no/do fazer docente. O interesse em pesquisar o tema deve-se ao fato de a pesquisadora ter composto o quadro de professores substitutos da educação básica do Instituto Federal do Piauí, campus Uruçuí entre 2021-2022 e ter vivenciado continuamente o ofício docente. O objetivo geral consiste em compreender as mudanças acarretadas nas atribuições do trabalho dos docentes de ensino médio do IFPI a partir do período pandêmico de COVID-19. A investigação foi predominantemente qualitativa (GOLDENBERG, 2000). Os materiais utilizados durante a coleta dos dados foram: diário de campo (BRANDÃO, 1998, OLIVEIRA, 2002) e levantamento bibliográfico (SEVERINO, 2000). A partir deste trabalho busca-se ampliar a discussão sobre as atribuições docentes que foram ampliadas para o cumprimento das novas atividades inseridas a partir do período pandêmico de COVID-19.