Compreender o espaço escolar é um desafio no qual todo aluno no processo continuo de sua formação deve enfrentar, e mergulhando em suas profundas reflexões, precisamos ao máximo buscar o seu entendimento, sendo a escola e os processo de formação, aqui entendida, como evento complexo. Este estudo tem como objetivo apresentar relatório final do estágio supervisionado l, pelos usos da observação participante, do diário de campo, de entrevistas etnográficas, produção textual, buscou-se compreender como vem se afirmando a relação entre seus sujeitos históricos, políticos, culturais e social no cotidiano/ambiente escolar, juntamente com as contribuições para o ensino de sociologia, e formação de Professores, sendo realizado em uma escola do ensino público no estado da Paraíba, rede de ensino regular, localizada no município de Campina Grande PB, no bairro do Monte Santo, zona norte da cidade, no período de agosto a novembro de 2022, faz parte do processo de formação de professores no curso de licenciatura, sendo um dos primeiros contatos profissional com a prática de um professor atuante na área, somando a vivências e ao dia-dia da escola.