UMA PROPOSTA INCLUSIVA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA E UMA SALA DE AULA INCLUSIVA COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9299 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 808 "inscrito_id" => 14 "titulo" => "UMA PROPOSTA INCLUSIVA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA E UMA SALA DE AULA INCLUSIVA COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "Desde a constituição de 1988 vem sendo defendido o direito de pessoas com deficiência. No decorrer dos anos diversos documentos foram organizados e movimentos foram realizados em prol da inclusão, tanto social quanto educacional. A partir de estudos que estamos realizando desde 2011 na área percebemos que a inclusão em muitos casos não saiu dos papeis e que nossa sociedade ainda toma a segregação como eixo central. Pensando nisso, estamos no caminhar de pesquisa de mestrado que propunha desenvolver um material na perspectiva do uso de materiais manipuláveis no ensino da Matemática a alunos de uma sala considerada inclusiva, pois sendo ela do ensino básico da sala regular, iremos intervir no processo de ensino e aprendizagem desses alunos da E.E.E.F.M. Senador Argemiro Figueiredo na cidade de Campina Grande/PB de modo que o direito de aprendizagem seja garantido a TODOS e que a Matemática passe a ter sentido, além dos alunos poderem construir suas próprias ideias a seu respeito. Teremos um primeiro momento com os professores de Matemática e após na sala de aula. O material citado é fruto da construção de uma proposta que surge de estudos realizados por uma equipe vinculada ao Projeto em rede Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), UFMS/UEPB/UFAL, tendo como um dos eixos norteadores a Educação Matemática e Deficiência Visual no núcleo UEPB." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATERIAIS MANIPULÁVEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_12_11_44_idinscrito_14_19d02c8a1ee77b0cafcb749443f940b3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA DE ANDRADE MOURA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA MOURA" "autor_email" => "andreamatematica2011@yaho" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9299 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 808 "inscrito_id" => 14 "titulo" => "UMA PROPOSTA INCLUSIVA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA E UMA SALA DE AULA INCLUSIVA COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "Desde a constituição de 1988 vem sendo defendido o direito de pessoas com deficiência. No decorrer dos anos diversos documentos foram organizados e movimentos foram realizados em prol da inclusão, tanto social quanto educacional. A partir de estudos que estamos realizando desde 2011 na área percebemos que a inclusão em muitos casos não saiu dos papeis e que nossa sociedade ainda toma a segregação como eixo central. Pensando nisso, estamos no caminhar de pesquisa de mestrado que propunha desenvolver um material na perspectiva do uso de materiais manipuláveis no ensino da Matemática a alunos de uma sala considerada inclusiva, pois sendo ela do ensino básico da sala regular, iremos intervir no processo de ensino e aprendizagem desses alunos da E.E.E.F.M. Senador Argemiro Figueiredo na cidade de Campina Grande/PB de modo que o direito de aprendizagem seja garantido a TODOS e que a Matemática passe a ter sentido, além dos alunos poderem construir suas próprias ideias a seu respeito. Teremos um primeiro momento com os professores de Matemática e após na sala de aula. O material citado é fruto da construção de uma proposta que surge de estudos realizados por uma equipe vinculada ao Projeto em rede Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), UFMS/UEPB/UFAL, tendo como um dos eixos norteadores a Educação Matemática e Deficiência Visual no núcleo UEPB." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATERIAIS MANIPULÁVEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_12_11_44_idinscrito_14_19d02c8a1ee77b0cafcb749443f940b3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA DE ANDRADE MOURA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA MOURA" "autor_email" => "andreamatematica2011@yaho" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }