Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Conhecimentos sobre Combinatória de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental e Médio

"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 934
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 144
    "titulo" => "Conhecimentos sobre Combinatória de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental e Médio"
    "resumo" => "Esse artigo propõe analisar os conhecimentos que professores do Ensino Fundamental e Médio têm sobre o ensino de Combinatória. Realizamos entrevista semi-estruturada com dois professores de cada nível (anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A pesquisa revelou que alguns professores apresentaram dificuldades na diferenciação de problemas de arranjo e combinação, tanto na leitura do enunciado, quanto na correção de estratégia do aluno; professores dos anos iniciais na análise dos tipos de problemas elegeram a forma do enunciado como diferenciador, enquanto que professores de formação em Matemática apontaram aspectos de suas estruturas. Dessa forma, as resposta dos professores indicam uma articulação entre suas experiências de formação e de prática docente. Conclui-se que para um trabalho que permita maior desenvolvimento do raciocínio combinatório pelos alunos, é necessário que professores aprofundem o conhecimento das estruturas combinatórias, do conhecimento dos alunos e das estratégias de resolução."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "380ab806d93f25a67d16adbf6e08ee46.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DE ARIMATÉA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 934
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 144
    "titulo" => "Conhecimentos sobre Combinatória de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental e Médio"
    "resumo" => "Esse artigo propõe analisar os conhecimentos que professores do Ensino Fundamental e Médio têm sobre o ensino de Combinatória. Realizamos entrevista semi-estruturada com dois professores de cada nível (anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A pesquisa revelou que alguns professores apresentaram dificuldades na diferenciação de problemas de arranjo e combinação, tanto na leitura do enunciado, quanto na correção de estratégia do aluno; professores dos anos iniciais na análise dos tipos de problemas elegeram a forma do enunciado como diferenciador, enquanto que professores de formação em Matemática apontaram aspectos de suas estruturas. Dessa forma, as resposta dos professores indicam uma articulação entre suas experiências de formação e de prática docente. Conclui-se que para um trabalho que permita maior desenvolvimento do raciocínio combinatório pelos alunos, é necessário que professores aprofundem o conhecimento das estruturas combinatórias, do conhecimento dos alunos e das estratégias de resolução."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "380ab806d93f25a67d16adbf6e08ee46.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DE ARIMATÉA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Esse artigo propõe analisar os conhecimentos que professores do Ensino Fundamental e Médio têm sobre o ensino de Combinatória. Realizamos entrevista semi-estruturada com dois professores de cada nível (anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A pesquisa revelou que alguns professores apresentaram dificuldades na diferenciação de problemas de arranjo e combinação, tanto na leitura do enunciado, quanto na correção de estratégia do aluno; professores dos anos iniciais na análise dos tipos de problemas elegeram a forma do enunciado como diferenciador, enquanto que professores de formação em Matemática apontaram aspectos de suas estruturas. Dessa forma, as resposta dos professores indicam uma articulação entre suas experiências de formação e de prática docente. Conclui-se que para um trabalho que permita maior desenvolvimento do raciocínio combinatório pelos alunos, é necessário que professores aprofundem o conhecimento das estruturas combinatórias, do conhecimento dos alunos e das estratégias de resolução.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.