SOUZA, Daniela. Matemática escolar e cidadania crítica: teoria. e prática?. Anais XV EBRAPEM... Campina Grande: Realize Editora, 2011. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/944>. Acesso em: 25/11/2024 00:40
Este projeto visa, por meio de uma pesquisa colaborativa, analisar o desenvolvimento do espírito crítico e de uma capacidade transformadora em alunos de uma turma de 6º. ano do ensino fundamental por meio da matemática. Isso porque entendemos que a leitura crítica de fatos é fundamental para a tomada de decisões transformadoras do contexto sociocultural e, assim, para o exercício da cidadania crítica. Os aspectos teóricos baseiam-se, entre outros, nos estudos de Ubiratan D’Ambrósio, que tem foco na Etnomatemática, e de Skovsmose, pesquisador da educação matemática crítica. Nosso objetivo é conhecer como esses estudos, como o conceito de letramento matemático, se dão em sala de aula. Queremos investigar se a matemática escolar pode ser ensinada e aprendida de forma crítica, contribuindo para o exercício da cidadania e caminhos possíveis de serem trilhados por professores e alunos para que isso ocorra.