O ENSINO DE GEOGRAFIA ABORDADO NAS PESQUISAS DOS PROGRAMAS PARANAENSES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GEOGRAFIA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94530 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1682 "inscrito_id" => 1588 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA ABORDADO NAS PESQUISAS DOS PROGRAMAS PARANAENSES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GEOGRAFIA" "resumo" => "Esta pesquisa busca evidenciar a produção acadêmica sobre o Ensino de Geografia abordado nos programas de pós-graduação stricto sensu em Geografia nas universidades paranaenses (estaduais e federal). A proposta metodológica adotada para a realização do estudo se caracteriza enquanto abordagem qualitativa e, a partir do tipo de pesquisa Estado da Arte, utiliza-se dos dispositivos da pesquisa documental para coleta de dados. Nas últimas décadas do século XX, ao mesmo tempo em que as pesquisas sobre Ensino de Geografia começam a aparecer cada vez mais, o Ensino Superior brasileiro experimenta um aumento como nunca antes visto. No estado do Paraná, o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em Geografia surge apenas em 1998 e, atualmente, conta com 7 programas, compreendendo 7 cursos de doutorado e 6 cursos de mestrado. Desses 7 programas, apenas 1 apresenta linha de pesquisa específica voltada ao Ensino de Geografia em funcionamento. Mesmo assim foi possível encontrar ao longo dos anos (1998-2018), em todos os sete programas, entre dissertações e teses, 132 pesquisas abordando a temática. Identificamos que dessas 132 produções, os focos temáticos mais abordados foram: a Formação e práticas docentes (34 pesquisas), as Metodologias (25 pesquisas), a Educação Ambiental (24 pesquisas) e a Formação de conceitos (22 pesquisas). Espera-se com esta pesquisa: promover o debate acerca do lugar do Ensino de Geografia na Ciência Geográfica e valorizar o produto das pesquisas acadêmicas." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1588_TB1682_27112023220751.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLITON PAULO NOVAIS" "autor_nome_curto" => "ÉLITON" "autor_email" => "eliton.nvais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94530 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1682 "inscrito_id" => 1588 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA ABORDADO NAS PESQUISAS DOS PROGRAMAS PARANAENSES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GEOGRAFIA" "resumo" => "Esta pesquisa busca evidenciar a produção acadêmica sobre o Ensino de Geografia abordado nos programas de pós-graduação stricto sensu em Geografia nas universidades paranaenses (estaduais e federal). A proposta metodológica adotada para a realização do estudo se caracteriza enquanto abordagem qualitativa e, a partir do tipo de pesquisa Estado da Arte, utiliza-se dos dispositivos da pesquisa documental para coleta de dados. Nas últimas décadas do século XX, ao mesmo tempo em que as pesquisas sobre Ensino de Geografia começam a aparecer cada vez mais, o Ensino Superior brasileiro experimenta um aumento como nunca antes visto. No estado do Paraná, o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em Geografia surge apenas em 1998 e, atualmente, conta com 7 programas, compreendendo 7 cursos de doutorado e 6 cursos de mestrado. Desses 7 programas, apenas 1 apresenta linha de pesquisa específica voltada ao Ensino de Geografia em funcionamento. Mesmo assim foi possível encontrar ao longo dos anos (1998-2018), em todos os sete programas, entre dissertações e teses, 132 pesquisas abordando a temática. Identificamos que dessas 132 produções, os focos temáticos mais abordados foram: a Formação e práticas docentes (34 pesquisas), as Metodologias (25 pesquisas), a Educação Ambiental (24 pesquisas) e a Formação de conceitos (22 pesquisas). Espera-se com esta pesquisa: promover o debate acerca do lugar do Ensino de Geografia na Ciência Geográfica e valorizar o produto das pesquisas acadêmicas." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1588_TB1682_27112023220751.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLITON PAULO NOVAIS" "autor_nome_curto" => "ÉLITON" "autor_email" => "eliton.nvais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }