A DRAMATURGIA COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94662 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 3940 "titulo" => "A DRAMATURGIA COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar o papel que a dramaturgia tem para o desenvolvimento da motivação dos estudantes nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise de textos diversos, como trechos de roteiros de séries e/ou filmes, que se configuram como materiais autênticos – uma vez que não foram criados necessariamente para fins de ensino-aprendizagem - buscamos compreender as formas pelas quais produções audiovisuais podem ser utilizadas em sala de aula, tanto para estimular o desejo dos estudantes pelo aprendizado quanto para facilitar a internalização de estruturas gramaticais e vocabulário. Também busca-se observar o quanto a inserção de filmes e séries pode ajudar a desenvolver a abordagem da dimensão intercultural, presente nos documentos curriculares atuais, como BNCC e currículos referência estaduais/municipais. Além das questões teóricas, buscamos neste trabalho apontar possíveis caminhos práticos para o planejamento de aulas de língua inglesa para o ensino fundamental, que sejam motivadoras, eficientes e baseadas na ludicidade, trazendo exemplos envolvendo a apresentação de conceitos linguísticos, bem como a prática dos mesmos. Também é nosso objetivo refletir sobre como a abordagem da dramaturgia, especificamente seu ramo televisivo, pode contribuir para o desenvolvimento da oralidade, não apenas a parte de compreensão auditiva, como também para o desenvolvimento/aprimoramento da fala, que muitas vezes, devido a limitações de tempo e recursos, é relegada a segundo plano. Por fim, buscamos refletir sobre os efeitos que a abordagem deste recurso pode ter nas atividades de escrita, tanto para o uso correto das estruturas da língua-alvo, como para o desenvolvimento da criatividade, ao oportunizar que os alunos criem suas próprias histórias para encenação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3940_TB11_02102023110647.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANA IZABELY RIBEIRO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EVANA RIBEIRO" "autor_email" => "evanaizabely@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94662 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 3940 "titulo" => "A DRAMATURGIA COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar o papel que a dramaturgia tem para o desenvolvimento da motivação dos estudantes nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise de textos diversos, como trechos de roteiros de séries e/ou filmes, que se configuram como materiais autênticos – uma vez que não foram criados necessariamente para fins de ensino-aprendizagem - buscamos compreender as formas pelas quais produções audiovisuais podem ser utilizadas em sala de aula, tanto para estimular o desejo dos estudantes pelo aprendizado quanto para facilitar a internalização de estruturas gramaticais e vocabulário. Também busca-se observar o quanto a inserção de filmes e séries pode ajudar a desenvolver a abordagem da dimensão intercultural, presente nos documentos curriculares atuais, como BNCC e currículos referência estaduais/municipais. Além das questões teóricas, buscamos neste trabalho apontar possíveis caminhos práticos para o planejamento de aulas de língua inglesa para o ensino fundamental, que sejam motivadoras, eficientes e baseadas na ludicidade, trazendo exemplos envolvendo a apresentação de conceitos linguísticos, bem como a prática dos mesmos. Também é nosso objetivo refletir sobre como a abordagem da dramaturgia, especificamente seu ramo televisivo, pode contribuir para o desenvolvimento da oralidade, não apenas a parte de compreensão auditiva, como também para o desenvolvimento/aprimoramento da fala, que muitas vezes, devido a limitações de tempo e recursos, é relegada a segundo plano. Por fim, buscamos refletir sobre os efeitos que a abordagem deste recurso pode ter nas atividades de escrita, tanto para o uso correto das estruturas da língua-alvo, como para o desenvolvimento da criatividade, ao oportunizar que os alunos criem suas próprias histórias para encenação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3940_TB11_02102023110647.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANA IZABELY RIBEIRO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EVANA RIBEIRO" "autor_email" => "evanaizabely@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }