TABULEIRO DIDÁTICO NO ENSINO DO BIOMA DA CAATINGA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94692 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 4852 "titulo" => "TABULEIRO DIDÁTICO NO ENSINO DO BIOMA DA CAATINGA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O Bioma Caatinga, localizado na região semiárida do Brasil, é o único originalmente brasileiro e apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga é uma das regiões menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa por um elevado grau de devastação e exploração devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos naturais. Neste contexto, é de extrema importância o papel da escola no desenvolvimento de estratégias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse Bioma nas aulas de Ciências no ensino fundamental e médio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de um tabuleiro didático no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6° ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no município de Princesa Isabel, na Paraíba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, dividido em três momentos: 1) visita à comunidade escolar, estabelecendo agendamento para os próximos encontros; 2) construção do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula; 3) aplicação do jogo resultando na prática pedagógica, onde houve observações da vivência em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as características, biodiversidade e conservação do Bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela temática trabalhada, os quais participaram da construção do tabuleiro, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socialização. Portanto, é possível dizer que o desenvolvimento de práticas pedagógicas como um jogo de tabuleiro pode abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo tempo, estimulando o diálogo e a valorização do Bioma que estão inseridos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4852_TB55_08122023182045.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA APARECIDA LAURENÇO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROSA SOUSA" "autor_email" => "rosalaurenco599@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94692 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 4852 "titulo" => "TABULEIRO DIDÁTICO NO ENSINO DO BIOMA DA CAATINGA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O Bioma Caatinga, localizado na região semiárida do Brasil, é o único originalmente brasileiro e apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga é uma das regiões menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa por um elevado grau de devastação e exploração devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos naturais. Neste contexto, é de extrema importância o papel da escola no desenvolvimento de estratégias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse Bioma nas aulas de Ciências no ensino fundamental e médio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de um tabuleiro didático no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6° ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no município de Princesa Isabel, na Paraíba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, dividido em três momentos: 1) visita à comunidade escolar, estabelecendo agendamento para os próximos encontros; 2) construção do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula; 3) aplicação do jogo resultando na prática pedagógica, onde houve observações da vivência em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as características, biodiversidade e conservação do Bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela temática trabalhada, os quais participaram da construção do tabuleiro, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socialização. Portanto, é possível dizer que o desenvolvimento de práticas pedagógicas como um jogo de tabuleiro pode abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo tempo, estimulando o diálogo e a valorização do Bioma que estão inseridos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4852_TB55_08122023182045.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA APARECIDA LAURENÇO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROSA SOUSA" "autor_email" => "rosalaurenco599@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }