VISÃO CRÍTICO REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CODÓ-EFA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94763 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 4719 "titulo" => "VISÃO CRÍTICO REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CODÓ-EFA" "resumo" => "A atividade docente implica no desempenho profissional e reflexivo dos seus sujeitos de ação. Assim, estes sujeitos durante suas primeiras vivências no espaço escolar tornam-se seres autorreflexivos sobre o exercício de sua prática docente. Portanto, a realização dessa pesquisa da natureza qualitativa toma como objetivo analisar o desempenho de aprendizagem/assimilação dos alunos do ensino fundamental nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. O referencial teórico para essa pesquisa baseou-se nos autores Fernández (1998) que ressalta sobre o processo de ensino-aprendizagem; Libâneo (2007) que relata sobre os três objetivos da escola[..]; Libâneo (1994) relata sobre o papel do professor, trazendo à esta pesquisa um realce de autorreflexão do corpo docente. A metodologia foi aplicar um questionário com quatro perguntas fechadas a fim de analisar o rendimento acadêmico dos alunos das quatro turmas (6º, 7º, 8º e 9º ano), nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. Os resultados e discussões foram que a maioria dos alunos conseguiram assimilar os conteúdos e que a melhor maneira foi usar como recurso didático o Datashow para mostrar imagens semelhantes e outra ferramenta muito importante foi usar exemplos do cotidiano deles para que associassem às aulas. A partir desses resultados foi possível enfatizar um rendimento positivo em relação à aprendizagem dos alunos em ambas as disciplinas, e a importância da didática de ensino e o quanto ela reflete para o bom desempenho do aluno sobretudo aqueles com dificuldade de leitura, para isso, usar recursos didáticos e dirigir os conteúdos para a realidade deles assim como, sempre que possível consorciar a teoria à prática para que eles frisem e despertem interesse durante as aulas pode ser uma solução assim como aderir a realfabetização." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4719_TB173_18032023192038.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENILDE JANSEN CUTRIM" "autor_nome_curto" => "ENILDE" "autor_email" => "enilde.cutrim@acad.ifma.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94763 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 4719 "titulo" => "VISÃO CRÍTICO REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CODÓ-EFA" "resumo" => "A atividade docente implica no desempenho profissional e reflexivo dos seus sujeitos de ação. Assim, estes sujeitos durante suas primeiras vivências no espaço escolar tornam-se seres autorreflexivos sobre o exercício de sua prática docente. Portanto, a realização dessa pesquisa da natureza qualitativa toma como objetivo analisar o desempenho de aprendizagem/assimilação dos alunos do ensino fundamental nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. O referencial teórico para essa pesquisa baseou-se nos autores Fernández (1998) que ressalta sobre o processo de ensino-aprendizagem; Libâneo (2007) que relata sobre os três objetivos da escola[..]; Libâneo (1994) relata sobre o papel do professor, trazendo à esta pesquisa um realce de autorreflexão do corpo docente. A metodologia foi aplicar um questionário com quatro perguntas fechadas a fim de analisar o rendimento acadêmico dos alunos das quatro turmas (6º, 7º, 8º e 9º ano), nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. Os resultados e discussões foram que a maioria dos alunos conseguiram assimilar os conteúdos e que a melhor maneira foi usar como recurso didático o Datashow para mostrar imagens semelhantes e outra ferramenta muito importante foi usar exemplos do cotidiano deles para que associassem às aulas. A partir desses resultados foi possível enfatizar um rendimento positivo em relação à aprendizagem dos alunos em ambas as disciplinas, e a importância da didática de ensino e o quanto ela reflete para o bom desempenho do aluno sobretudo aqueles com dificuldade de leitura, para isso, usar recursos didáticos e dirigir os conteúdos para a realidade deles assim como, sempre que possível consorciar a teoria à prática para que eles frisem e despertem interesse durante as aulas pode ser uma solução assim como aderir a realfabetização." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4719_TB173_18032023192038.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENILDE JANSEN CUTRIM" "autor_nome_curto" => "ENILDE" "autor_email" => "enilde.cutrim@acad.ifma.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }