USO DA REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE COROATÁ - MARANHÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94833 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 261 "inscrito_id" => 2145 "titulo" => "USO DA REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE COROATÁ - MARANHÃO" "resumo" => "A realidade aumentada é uma tecnologia de computação que permite ao usuário interagir com objetos virtuais sobrepostos ao mundo real. Tem se mostrado uma ferramenta que auxilia e contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem, possibilita ao aluno a interação direta com o conteúdo que está sendo apresentado em sala de aula, o que torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo. O presente trabalho tem como objetivo, mostrar a eficácia da aprendizagem ao inserir em sala de aula a utilização da Realidade Aumentada (RA). Realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio, com uso de aparelhos celulares e o aplicativo GEOGRAFIA REALIDADE AUMENTADA – RA. Foi possível visualizaram as imagens em 3 dimensões de assuntos abordados em geografia e suas dinâmicas da superfície terrestre: direções que as placas se movimentam em convergência, coordenadas geográficas, planisfério a linha do equador, meridiano de Greenwitch, latitudes e longitudes. Além disso, os alunos perceberam que a movimentação das placas tectônicas em convergentes, cria a forma de relevo de montanhas no planeta. Constatou-se mais atenção dos estudantes e entendimento dos conteúdos apresentados em sala de aula, a Realidade Virtual tem contribuído para a melhoria do processo de avaliação, pois permite que sejam realizadas avaliações mais detalhadas e precisas. A ferramenta também permite que os professores sejam mais proativos, pois eles podem acompanhar e monitorar o desempenho dos alunos em tempo real, o que permite que eles identifiquem e considerem problemas de aprendizagem. A tecnologia vem ocupando um espaço cada vez maior no cotidiano escolar e já é realidade em diversas escolas, aulas podem ser realizadas a partir de ambientes virtuais em tempo real, plataformas digitais são utilizadas como extensão da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2145_TB261_10082023203649.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ WALLACE BALICA HONORATO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andrebalica25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94833 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 261 "inscrito_id" => 2145 "titulo" => "USO DA REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE COROATÁ - MARANHÃO" "resumo" => "A realidade aumentada é uma tecnologia de computação que permite ao usuário interagir com objetos virtuais sobrepostos ao mundo real. Tem se mostrado uma ferramenta que auxilia e contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem, possibilita ao aluno a interação direta com o conteúdo que está sendo apresentado em sala de aula, o que torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo. O presente trabalho tem como objetivo, mostrar a eficácia da aprendizagem ao inserir em sala de aula a utilização da Realidade Aumentada (RA). Realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio, com uso de aparelhos celulares e o aplicativo GEOGRAFIA REALIDADE AUMENTADA – RA. Foi possível visualizaram as imagens em 3 dimensões de assuntos abordados em geografia e suas dinâmicas da superfície terrestre: direções que as placas se movimentam em convergência, coordenadas geográficas, planisfério a linha do equador, meridiano de Greenwitch, latitudes e longitudes. Além disso, os alunos perceberam que a movimentação das placas tectônicas em convergentes, cria a forma de relevo de montanhas no planeta. Constatou-se mais atenção dos estudantes e entendimento dos conteúdos apresentados em sala de aula, a Realidade Virtual tem contribuído para a melhoria do processo de avaliação, pois permite que sejam realizadas avaliações mais detalhadas e precisas. A ferramenta também permite que os professores sejam mais proativos, pois eles podem acompanhar e monitorar o desempenho dos alunos em tempo real, o que permite que eles identifiquem e considerem problemas de aprendizagem. A tecnologia vem ocupando um espaço cada vez maior no cotidiano escolar e já é realidade em diversas escolas, aulas podem ser realizadas a partir de ambientes virtuais em tempo real, plataformas digitais são utilizadas como extensão da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2145_TB261_10082023203649.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ WALLACE BALICA HONORATO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andrebalica25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }