HUMANIZAÇÃO NO ATO AVALIATIVO: UMA INFERÊNCIA ACERCA DAS IDEIAS DO PROFESSOR LED VACARO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94879 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 5295 "titulo" => "HUMANIZAÇÃO NO ATO AVALIATIVO: UMA INFERÊNCIA ACERCA DAS IDEIAS DO PROFESSOR LED VACARO" "resumo" => "Um dos aspectos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem é o Ato Avaliativo, em especial nas disciplinas tidas como complexas, por exemplo a Matemática. Neste trabalho, analisamos as ideias do Professor Dr. Ledo Vaccaro, que discute a avaliação por outra ótica, que foge dos modelos rigorosos tradicionalistas. O objetivo geral é analisar o impacto que o processo avaliativo traz a vida do estudante, este, quando não bem aplicado, pode comprometer o sucesso do discente assim como também traumatizá-lo. Dessa forma, o objetivo geral é: apontar os desafios de humanizar o processo avaliativo, e nos objetivos específicos destacamos: compreender a definição do processo de avaliação, destacar a importância da mediação docente neste percurso, e refletir sobre fatores subjetivos, que estão intimamente ligados ao ato de avaliar. Como percurso metodológico optou-se pela análise do discurso baseando-se nas contribuições de Orlandi (1999), e no que tange ao processo avaliativos, utilizamos vozes teóricas como Luckesi (2015), Hoffman (2016), entre outras que unem-se corroborando com a temática proposta. Concluiu-se ao término da investigação que o processo de avaliação em sala de aula precisa desse olhar humanizador, que afeta diretamente o resultado da aprendizagem do educando. O estudo em si não tem um tom conclusivo, ficando em aberto a provocativa para que novas discussões sejam construídas a partir do que foi apresentado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5295_TB320_10122023163812.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ ARAUJO COSTA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ ARAUJO" "autor_email" => "bia.bsrac@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94879 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 5295 "titulo" => "HUMANIZAÇÃO NO ATO AVALIATIVO: UMA INFERÊNCIA ACERCA DAS IDEIAS DO PROFESSOR LED VACARO" "resumo" => "Um dos aspectos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem é o Ato Avaliativo, em especial nas disciplinas tidas como complexas, por exemplo a Matemática. Neste trabalho, analisamos as ideias do Professor Dr. Ledo Vaccaro, que discute a avaliação por outra ótica, que foge dos modelos rigorosos tradicionalistas. O objetivo geral é analisar o impacto que o processo avaliativo traz a vida do estudante, este, quando não bem aplicado, pode comprometer o sucesso do discente assim como também traumatizá-lo. Dessa forma, o objetivo geral é: apontar os desafios de humanizar o processo avaliativo, e nos objetivos específicos destacamos: compreender a definição do processo de avaliação, destacar a importância da mediação docente neste percurso, e refletir sobre fatores subjetivos, que estão intimamente ligados ao ato de avaliar. Como percurso metodológico optou-se pela análise do discurso baseando-se nas contribuições de Orlandi (1999), e no que tange ao processo avaliativos, utilizamos vozes teóricas como Luckesi (2015), Hoffman (2016), entre outras que unem-se corroborando com a temática proposta. Concluiu-se ao término da investigação que o processo de avaliação em sala de aula precisa desse olhar humanizador, que afeta diretamente o resultado da aprendizagem do educando. O estudo em si não tem um tom conclusivo, ficando em aberto a provocativa para que novas discussões sejam construídas a partir do que foi apresentado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5295_TB320_10122023163812.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ ARAUJO COSTA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ ARAUJO" "autor_email" => "bia.bsrac@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }