O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO: FORMAÇÃO INICIAL E POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS DA ETNOMATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94912 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 6051 "titulo" => "O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO: FORMAÇÃO INICIAL E POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS DA ETNOMATEMÁTICA" "resumo" => "Com o passar do tempo a formação inicial de professores ganharam forças e formas e, reergueram profundas discursões acerca de sua prática e de como essa formação pode afetar em fatores que resultam em uma “qualidade” do ensino e da aprendizagem dos estudantes. Ao refletimos sobre a formação inicial de professores, deparamos com uma imensidão de dúvidas acercar; um percurso que é consideravelmente prazeroso e desafiador passar. Diante disso, quando se faz uma relação de formação inicial e de uma qualidade de ensino e aprendizagem é instigador, pois é de conhecimento comum que este é significativamente um dos maiores desafio educacional a ser encarado, e quando se diz a respeito do ensino e aprendizagem de matemática eleva-se exponencialmente este desafio. Este texto é oriundo de uma pesquisa em iniciação científica intitulada “O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO: formação inicial e possibilidades metodológicas da etnomatemática” que visa proporcionar uma discursão acercar da formação inicial e reunir dados e ponto relevantes para introduzir a etnomatemática como formar de promoção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, em outras palavras, o que pretende é utilizar a etnomatemática como uma prática pedagógica em sala de aula dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFMA. Assim, a possibilidade de levantar dados para uma pesquisa que pretende analisar e compreender como a pedagogia etnomatemática pode contribuir para a formação do futuro educador matemático, essa pesquisa se desenvolve por meio de uma pesquisa de investigação qualitativa. Fazendo uso de pesquisa bibliográfica afim de entender as vertentes da etnomatemática e suas dimensões, e a formação de professores em particular a do educador matemático, além disso será realizada uma pesquisa documental visando compreender a constituição do curso de Licenciatura em matemática do IFMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6051_TB361_04102023211743.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NOELY BERRÊDO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "NOELY" "autor_email" => "berredonoely@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94912 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 6051 "titulo" => "O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO: FORMAÇÃO INICIAL E POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS DA ETNOMATEMÁTICA" "resumo" => "Com o passar do tempo a formação inicial de professores ganharam forças e formas e, reergueram profundas discursões acerca de sua prática e de como essa formação pode afetar em fatores que resultam em uma “qualidade” do ensino e da aprendizagem dos estudantes. Ao refletimos sobre a formação inicial de professores, deparamos com uma imensidão de dúvidas acercar; um percurso que é consideravelmente prazeroso e desafiador passar. Diante disso, quando se faz uma relação de formação inicial e de uma qualidade de ensino e aprendizagem é instigador, pois é de conhecimento comum que este é significativamente um dos maiores desafio educacional a ser encarado, e quando se diz a respeito do ensino e aprendizagem de matemática eleva-se exponencialmente este desafio. Este texto é oriundo de uma pesquisa em iniciação científica intitulada “O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO: formação inicial e possibilidades metodológicas da etnomatemática” que visa proporcionar uma discursão acercar da formação inicial e reunir dados e ponto relevantes para introduzir a etnomatemática como formar de promoção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, em outras palavras, o que pretende é utilizar a etnomatemática como uma prática pedagógica em sala de aula dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFMA. Assim, a possibilidade de levantar dados para uma pesquisa que pretende analisar e compreender como a pedagogia etnomatemática pode contribuir para a formação do futuro educador matemático, essa pesquisa se desenvolve por meio de uma pesquisa de investigação qualitativa. Fazendo uso de pesquisa bibliográfica afim de entender as vertentes da etnomatemática e suas dimensões, e a formação de professores em particular a do educador matemático, além disso será realizada uma pesquisa documental visando compreender a constituição do curso de Licenciatura em matemática do IFMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6051_TB361_04102023211743.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NOELY BERRÊDO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "NOELY" "autor_email" => "berredonoely@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }