OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REMOTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95241 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 785 "inscrito_id" => 4277 "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O presente estudo tem por objetivo realizar uma análise acerca dos processos de formação continuada dos professores, vivenciados no âmbito da educação infantil durante o período de distanciamento social, de modo a buscar compreender como foram desenvolvidas as aulas na modalidade do ensino remoto durante a pandemia da covid-19, visando refletir acerca das fragilidades e dos percalços vivenciados durante esse percurso nas escolas do município de Marabá, Pará. Ademais, busca-se ainda discutir acerca dos dilemas e também de alguns desafios da manutenção da formação continuada em tempos de pandemia, de modo a trazer para o centro das discussões as situações didáticas reais e cotidianas dos professores. De caráter qualitativo, por meio de revisões bibliográficas em acervos físicos e digitais, buscou-se mostrar que o ensino remoto é inadequado para a Educação Infantil, diante da necessidade das interações e das brincadeiras na prática pedagógica com as crianças dessa etapa da Educação Básica. Foram momentos marcados por silêncios nos encontros e pela falta de retorno de considerável parte das docentes no ambiente virtual, o que escancara as dificuldades do trabalho remoto e os desafios de manutenção de processos formativos qualificados e dialógicos não somente em um contexto de pandemia, mas que seja contínuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4277_TB785_27042023191940.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDIR SILVA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "VALDIR" "autor_email" => "valdeirvasconcelos6@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95241 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 785 "inscrito_id" => 4277 "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O presente estudo tem por objetivo realizar uma análise acerca dos processos de formação continuada dos professores, vivenciados no âmbito da educação infantil durante o período de distanciamento social, de modo a buscar compreender como foram desenvolvidas as aulas na modalidade do ensino remoto durante a pandemia da covid-19, visando refletir acerca das fragilidades e dos percalços vivenciados durante esse percurso nas escolas do município de Marabá, Pará. Ademais, busca-se ainda discutir acerca dos dilemas e também de alguns desafios da manutenção da formação continuada em tempos de pandemia, de modo a trazer para o centro das discussões as situações didáticas reais e cotidianas dos professores. De caráter qualitativo, por meio de revisões bibliográficas em acervos físicos e digitais, buscou-se mostrar que o ensino remoto é inadequado para a Educação Infantil, diante da necessidade das interações e das brincadeiras na prática pedagógica com as crianças dessa etapa da Educação Básica. Foram momentos marcados por silêncios nos encontros e pela falta de retorno de considerável parte das docentes no ambiente virtual, o que escancara as dificuldades do trabalho remoto e os desafios de manutenção de processos formativos qualificados e dialógicos não somente em um contexto de pandemia, mas que seja contínuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4277_TB785_27042023191940.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDIR SILVA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "VALDIR" "autor_email" => "valdeirvasconcelos6@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }