TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS ENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95337 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 911 "inscrito_id" => 10509 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS ENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "As instituições educacionais vêm sofrendo influências com o advento das tecnologias digitais, o que implica em uma necessidade de atualização das práticas metodológicas que são desenvolvidas nesses espaços. Assim, a proposta do artigo é apresentar um mapeamento com o objetivo de compreender as práticas pedagógicas apoiadas por tecnologias digitais no ensino de Matemática. A metodologia utilizada segue os princípios da pesquisa qualitativa e tem como base o mapeamento teórico na pesquisa educacional, constituído pelas etapas de: identificação, classificação e organização das produções e, finalmente, a análise. Houve a identificação das pesquisas na Revista Educação Matemática Pesquisa (EMP), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, onde foi utilizado o termo “tecnologias digitais”, no período de 2011 a 2022. Com isso, foram encontrados 46 artigos, sendo lidos o título, resumo e palavras-chaves, e organizados em uma planilha eletrônica. Após foram excluídas as produções que não se referiam a práticas pedagógicas no ensino de Matemática. Assim, o corpus da pesquisa ficou constituído de 21 artigos. Ao analisar as pesquisas verificou-se que as práticas pedagógicas se direcionam a três eixos, os quais são: práticas na educação básica, na educação superior e em atividades extensionistas. Com isso, obteve-se um panorama das práticas pedagógicas que são desenvolvidas no âmbito das universidades e das instituições escolares, sendo possível ampliar a compreensão do seu uso mediante as tecnologias digitais no ensino da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10509_TB911_17112023011619.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSIÉLE MENDONÇA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "JESSIÉLE" "autor_email" => "jessielearruda@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95337 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 911 "inscrito_id" => 10509 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS ENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "As instituições educacionais vêm sofrendo influências com o advento das tecnologias digitais, o que implica em uma necessidade de atualização das práticas metodológicas que são desenvolvidas nesses espaços. Assim, a proposta do artigo é apresentar um mapeamento com o objetivo de compreender as práticas pedagógicas apoiadas por tecnologias digitais no ensino de Matemática. A metodologia utilizada segue os princípios da pesquisa qualitativa e tem como base o mapeamento teórico na pesquisa educacional, constituído pelas etapas de: identificação, classificação e organização das produções e, finalmente, a análise. Houve a identificação das pesquisas na Revista Educação Matemática Pesquisa (EMP), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, onde foi utilizado o termo “tecnologias digitais”, no período de 2011 a 2022. Com isso, foram encontrados 46 artigos, sendo lidos o título, resumo e palavras-chaves, e organizados em uma planilha eletrônica. Após foram excluídas as produções que não se referiam a práticas pedagógicas no ensino de Matemática. Assim, o corpus da pesquisa ficou constituído de 21 artigos. Ao analisar as pesquisas verificou-se que as práticas pedagógicas se direcionam a três eixos, os quais são: práticas na educação básica, na educação superior e em atividades extensionistas. Com isso, obteve-se um panorama das práticas pedagógicas que são desenvolvidas no âmbito das universidades e das instituições escolares, sendo possível ampliar a compreensão do seu uso mediante as tecnologias digitais no ensino da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10509_TB911_17112023011619.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSIÉLE MENDONÇA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "JESSIÉLE" "autor_email" => "jessielearruda@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }