A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MAPEAMENTO A PARTIR DAS EDIÇÕES DO CONEDU
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95421 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1026 "inscrito_id" => 11729 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MAPEAMENTO A PARTIR DAS EDIÇÕES DO CONEDU" "resumo" => "O meio ambiente está presente em discussões atuais no que tange a sustentabilidade e, consequentemente, a Educação Ambiental, em relação a resoluções de problemas, causados muitas das vezes pela participação humana e disto surge a referência com a matemática: a Modelagem. A partir disso surge a indagação: o interesse das pesquisas mune o contexto comum entre as duas disciplinas – Educação Ambiental e Educação Matemática? Com isso, o presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática de caráter misto que tem como objetivo investigar as produções referentes a utilização da modelagem matemática em um contexto interdisciplinar com a educação ambiental dos trabalhos publicados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Para tanto, como metodologia, foi realizada uma busca nos anais das últimas cinco edições (2018-2022) do referido evento, selecionados por meio da leitura de títulos, resumos e palavras-chave que traziam o tema dos Grupos de Trabalhos (GTs) do CONEDU, foram eles o GT 13 – Educação Matemática e o GT 14 – Educação Ambiental. Os resultados da pesquisa apontam um pequeno número de estudos publicados nos anais do evento com a temática selecionada, que foram apresentados na forma de comunicação oral, destes aponta-se a presença de pesquisadores do sexo feminino, em maioria, e o Nordeste se destaca em número de autores. Conclui-se que a questão ainda é pouco explorada e estudos como este são importantes para trazerem uma visão mais ampla do que está sendo publicado e alertar sobre outras investigações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11729_TB1026_19112023165412.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOYCE PEREIRA" "autor_email" => "pereira.joyce@academico.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95421 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1026 "inscrito_id" => 11729 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MAPEAMENTO A PARTIR DAS EDIÇÕES DO CONEDU" "resumo" => "O meio ambiente está presente em discussões atuais no que tange a sustentabilidade e, consequentemente, a Educação Ambiental, em relação a resoluções de problemas, causados muitas das vezes pela participação humana e disto surge a referência com a matemática: a Modelagem. A partir disso surge a indagação: o interesse das pesquisas mune o contexto comum entre as duas disciplinas – Educação Ambiental e Educação Matemática? Com isso, o presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática de caráter misto que tem como objetivo investigar as produções referentes a utilização da modelagem matemática em um contexto interdisciplinar com a educação ambiental dos trabalhos publicados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Para tanto, como metodologia, foi realizada uma busca nos anais das últimas cinco edições (2018-2022) do referido evento, selecionados por meio da leitura de títulos, resumos e palavras-chave que traziam o tema dos Grupos de Trabalhos (GTs) do CONEDU, foram eles o GT 13 – Educação Matemática e o GT 14 – Educação Ambiental. Os resultados da pesquisa apontam um pequeno número de estudos publicados nos anais do evento com a temática selecionada, que foram apresentados na forma de comunicação oral, destes aponta-se a presença de pesquisadores do sexo feminino, em maioria, e o Nordeste se destaca em número de autores. Conclui-se que a questão ainda é pouco explorada e estudos como este são importantes para trazerem uma visão mais ampla do que está sendo publicado e alertar sobre outras investigações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11729_TB1026_19112023165412.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOYCE PEREIRA" "autor_email" => "pereira.joyce@academico.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }