ISENSEE, Carla Hang et al.. Multiplicando com os dedos em diversas culturas. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95463>. Acesso em: 22/11/2024 14:55
A técnica de usar os dedos para efetuar a operação de multiplicação foi uma das atividades do curso de formação continuada de professores intitulado Oficina de Atividades Matemáticas: Materiais Manipuláveis e Recursos Computacionais. Por meio deste curso foi efetuada a coleta de dados da pesquisa qualitativa cujo projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos conforme parecer 5.909.423. Os professores participantes desta pesquisa assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, realizaram o curso de formação continuada e apresentaram como trabalho de conclusão o relatório de uma vivência pedagógica relacionada com uma das atividades sugeridas. O material deste curso consistiu em texto contendo tópicos da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e atividades didáticas elaboradas seguindo orientações de pesquisas em neurociências. Neste artigo, a técnica de multiplicar com os dedos é explicada brevemente por estar detalhadamente apresentada no produto educacional articulado com a dissertação da primeira coautora deste artigo. Em seguida, está apresentada a técnica de multiplicar com os dedos envolvida na investigação realizada em uma escola localizada em Florença, Itália, com uma turma multicultural composta por italianos e também por estudantes refugiados oriundos de países em conflito. Trata-se de um exemplo de investigação com abordagem multicultural norteada por princípios etnomatemáticos que também constituem aporte teórico da dissertação de mestrado do segundo coautor. Na continuidade do artigo, a autora principal, participante da pesquisa, explicita suas compreensões sobre o desenvolvimento da técnica de multiplicar com o uso dos dedos junto com estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de escola pública. Os resultados foram positivos e o conhecimento da técnica de multiplicar com os dedos auxiliou principalmente os estudantes que ainda não memorizaram a tabuada encontrando dificuldade quando solicitados a efetuar operação de multiplicação.