EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM GUINÉ-BISSAU: SABERES TRADICIONAIS E CULTURAS EM DISCUSSÃO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95476 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1094 "inscrito_id" => 10487 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM GUINÉ-BISSAU: SABERES TRADICIONAIS E CULTURAS EM DISCUSSÃO." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar as concepções de ensino e os saberes tradicionais presentes na educação de adultos em Guiné-Bissau. No país, as práticas tradicionais estão enraizadas nas culturas guineenses com mais de 30 grupos etnolinguísticos, de modo que cada um desse grupo tem suas experiências culturais e saberes próprios. Existem vários saberes da tradição africana guineenses: medicamentos tradicionais, tranças africanas, tecelagem de pano de pente, colimaria, toca choro, tina e gumbé, danças guineenses, literaturas entre outros. Nesse sentido, conhecer os adultos que participam da educação de adultos, considerada como educação não-formal e seus saberes tradicionais, culturas que carregam para os espaços de aprendizagem, será fundamental, ou seja, seus costumes, tradições, ritos e dogmas através das histórias narradas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, cuja literatura que versa sobre a temática com reflexões em Toyin Falola, Lourenço Ocuni Cá, José Castiano, Paulo Freire entre outros, além de experiências como autora guineense, darão subsídios à discussão. Assim, as fontes documentais, bibliográficas e relatórios da UNESCO, e do Ministério da Educação e trabalhos já publicados poderão contribuir na repercussão de um trabalho interessante e diferenciado para a sociedade guineense e a comunidade acadêmica em geral." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10487_TB1094_01052023225133.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMINATA NADIA GOMES MANÉ" "autor_nome_curto" => "Aminata Nadia G" "autor_email" => "aminatanadia@aluno.unilab" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95476 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1094 "inscrito_id" => 10487 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM GUINÉ-BISSAU: SABERES TRADICIONAIS E CULTURAS EM DISCUSSÃO." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar as concepções de ensino e os saberes tradicionais presentes na educação de adultos em Guiné-Bissau. No país, as práticas tradicionais estão enraizadas nas culturas guineenses com mais de 30 grupos etnolinguísticos, de modo que cada um desse grupo tem suas experiências culturais e saberes próprios. Existem vários saberes da tradição africana guineenses: medicamentos tradicionais, tranças africanas, tecelagem de pano de pente, colimaria, toca choro, tina e gumbé, danças guineenses, literaturas entre outros. Nesse sentido, conhecer os adultos que participam da educação de adultos, considerada como educação não-formal e seus saberes tradicionais, culturas que carregam para os espaços de aprendizagem, será fundamental, ou seja, seus costumes, tradições, ritos e dogmas através das histórias narradas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, cuja literatura que versa sobre a temática com reflexões em Toyin Falola, Lourenço Ocuni Cá, José Castiano, Paulo Freire entre outros, além de experiências como autora guineense, darão subsídios à discussão. Assim, as fontes documentais, bibliográficas e relatórios da UNESCO, e do Ministério da Educação e trabalhos já publicados poderão contribuir na repercussão de um trabalho interessante e diferenciado para a sociedade guineense e a comunidade acadêmica em geral." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10487_TB1094_01052023225133.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMINATA NADIA GOMES MANÉ" "autor_nome_curto" => "Aminata Nadia G" "autor_email" => "aminatanadia@aluno.unilab" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }