A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95568 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1217 "inscrito_id" => 9719 "titulo" => "A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A Constituição brasileira (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) determinam que todas as crianças devem ter acesso à escola comum, e que ninguém deve ser privado do direito à educação, sendo ela um dever do Estado e da Família. Baseado nesse princípio pode-se pensar a educação como prática inclusiva capaz de abranger todos os sujeitos, inclusive a criança com transtorno do espectro autista (TEA). Esse trabalho apresenta como objetivo geral refletir a inclusão do aluno com TEA no ensino fundamental e como se dá seu desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é uma revisão de literatura (pesquisa bibliográfica), por meio de livros, leis e decretos nacionais, e artigos científicos que abordam a inclusão do aluno com autismo no ambiente escolar. A análise do material apresenta que embora existam decretos que estabeleçam a efetivação de uma educação inclusiva na prática escolar, muitos professores encontram dificuldades para desenvolver as práticas de ensino e aprendizagem com alunos autistas. A literatura destaca que os recursos tecnológicos proporcionam autonomia e auxiliam na aprendizagem, uma vez que as limitações físicas ou sensoriais tendem a se tornar um obstáculo durante a realização das atividades com o aluno autista. Portanto, nesta pesquisa bibliográfica evidenciou-se o relevante papel desenvolvido pelo professor no processo de ensino e aprendizagem do aluno, bem como a família também desenvolve um importante papel, e deve promover na criança autista situações cotidianas de interações e convívio social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9719_TB1217_10112023160857.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE GOMES DE MEDEIROS CÂMARA" "autor_nome_curto" => "Solange" "autor_email" => "solangeregalado@hotmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95568 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1217 "inscrito_id" => 9719 "titulo" => "A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A Constituição brasileira (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) determinam que todas as crianças devem ter acesso à escola comum, e que ninguém deve ser privado do direito à educação, sendo ela um dever do Estado e da Família. Baseado nesse princípio pode-se pensar a educação como prática inclusiva capaz de abranger todos os sujeitos, inclusive a criança com transtorno do espectro autista (TEA). Esse trabalho apresenta como objetivo geral refletir a inclusão do aluno com TEA no ensino fundamental e como se dá seu desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é uma revisão de literatura (pesquisa bibliográfica), por meio de livros, leis e decretos nacionais, e artigos científicos que abordam a inclusão do aluno com autismo no ambiente escolar. A análise do material apresenta que embora existam decretos que estabeleçam a efetivação de uma educação inclusiva na prática escolar, muitos professores encontram dificuldades para desenvolver as práticas de ensino e aprendizagem com alunos autistas. A literatura destaca que os recursos tecnológicos proporcionam autonomia e auxiliam na aprendizagem, uma vez que as limitações físicas ou sensoriais tendem a se tornar um obstáculo durante a realização das atividades com o aluno autista. Portanto, nesta pesquisa bibliográfica evidenciou-se o relevante papel desenvolvido pelo professor no processo de ensino e aprendizagem do aluno, bem como a família também desenvolve um importante papel, e deve promover na criança autista situações cotidianas de interações e convívio social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9719_TB1217_10112023160857.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE GOMES DE MEDEIROS CÂMARA" "autor_nome_curto" => "Solange" "autor_email" => "solangeregalado@hotmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }