SOUSA, Danielly Barbosa De et al.. A modelagem matemática e o ensino da geometria. Anais VIII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9568>. Acesso em: 24/11/2024 21:59
Este trabalho apresenta aspectos de uma proposta didática utilizando a modelagem matemática cujo objetivo foi ajudar o aluno a desenvolver conceitos geométricos, e desenvolver habilidades lógico-espacial. para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. A pesquisa contou com a participação de 20 alunos do 6º Ano de uma escola pública de Lagoa Seca - Paraíba, sendo o ambiente de intervenção a própria sala de aula. Foram sugeridas atividades interativas que levaram os alunos à construção de mesas e puffs com uso de garrafas pet. Tais atividades tiveram como objetivo facilitar a compreensão de alguns conceitos primitivos da geometria; diferenciar geometria plana e espacial, e utilizar as unidades de medidas de comprimento. Os resultados deste trabalho apontaram que os alunos conseguiram desenvolver a compreensão dos conteúdos abordados acima, interagiram mais entre si e tomaram gosto pela Geometria.