ANIMAIS VERTEBRADOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO EM CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA POR INVESTIGAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95690 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1373 "inscrito_id" => 12377 "titulo" => "ANIMAIS VERTEBRADOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO EM CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho se refere à discussão atinente a temática animais vertebrados e educação ambiental, no contexto do ensino de ciências no 7º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular localizada no Município de Moreno, no Estado de Pernambuco. Objetivou-se no estudo instigar a curiosidade e a ação-reflexão-ação sobre os animais vertebrados em interligação com problemáticas ambientais. Para tal, elegeu-se a relação didática ensino- pesquisa como fio condutor na construção de saberes escolares numa perspectiva crítica, tendo por base uma aula dialogada com a turma, aplicação de questionário com intenção de avaliação diagnóstica de conhecimentos prévios dos educandos sobre o objeto de estudo e na sequência utilização de entrevista com questões a comunidade. Trata-se de um estudo de caso, na esfera educacional, com abordagem qualitativa. Mediante a apreciação dos resultados recolhidos, aponta-se que a inserção de situações problemas, com abordagem didática por investigação, nas quais os alunos assumiram o papel de investigadores, permitiram aprendizagem significativa. Observou-se que estudantes ampliaram a visão de mundo acerca da realidade aos quais estão inseridos, clarificando questões ambientais e a necessidade de respeito aos cordados, ao ser humano, ao mundo e a natureza. Neste sentido, defende-se que no ensino de ciências e educação ambiental precisa-se cada vez mais avançar com atividades que situem a responsabilidade social frente ao mundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65940bb7e965d_02012024101223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 10:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA BEATRIZ CAMPOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANNA BEATRIZ CA" "autor_email" => "biacampos2016@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95690 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1373 "inscrito_id" => 12377 "titulo" => "ANIMAIS VERTEBRADOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO EM CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho se refere à discussão atinente a temática animais vertebrados e educação ambiental, no contexto do ensino de ciências no 7º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular localizada no Município de Moreno, no Estado de Pernambuco. Objetivou-se no estudo instigar a curiosidade e a ação-reflexão-ação sobre os animais vertebrados em interligação com problemáticas ambientais. Para tal, elegeu-se a relação didática ensino- pesquisa como fio condutor na construção de saberes escolares numa perspectiva crítica, tendo por base uma aula dialogada com a turma, aplicação de questionário com intenção de avaliação diagnóstica de conhecimentos prévios dos educandos sobre o objeto de estudo e na sequência utilização de entrevista com questões a comunidade. Trata-se de um estudo de caso, na esfera educacional, com abordagem qualitativa. Mediante a apreciação dos resultados recolhidos, aponta-se que a inserção de situações problemas, com abordagem didática por investigação, nas quais os alunos assumiram o papel de investigadores, permitiram aprendizagem significativa. Observou-se que estudantes ampliaram a visão de mundo acerca da realidade aos quais estão inseridos, clarificando questões ambientais e a necessidade de respeito aos cordados, ao ser humano, ao mundo e a natureza. Neste sentido, defende-se que no ensino de ciências e educação ambiental precisa-se cada vez mais avançar com atividades que situem a responsabilidade social frente ao mundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65940bb7e965d_02012024101223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 10:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA BEATRIZ CAMPOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANNA BEATRIZ CA" "autor_email" => "biacampos2016@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }