A EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES NO LAPASSION EM REDE - METODOLOGIA BRAMPSSOL ETAPA ITUMBIARA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95726 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1419 "inscrito_id" => 11311 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES NO LAPASSION EM REDE - METODOLOGIA BRAMPSSOL ETAPA ITUMBIARA" "resumo" => "A mobilidade acadêmica pode trazer benefícios como o desenvolvimento de competências, a ampliação da rede de contatos, a valorização da diversidade e a inovação. Este trabalho relata a experiência do projeto Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol, realizado no segundo semestre de 2022 no Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara. O objetivo foi promover a integração e a formação de estudantes de diferentes áreas e regiões, por meio da resolução de desafios reais propostos por empresas e órgãos públicos (contrapartes). O método utilizado foi a implementação da metodologia Brampssol, que consiste em etapas que envolvem a identificação do problema, a geração de ideias, a prototipação e a validação de soluções, desenvolvendo habilidades de liderança, construção de relacionamentos duradouros, trabalho em equipe, além do desenvolvimento de habilidades profissionais, como aumento da produtividade, flexibilidade e gerenciamento do tempo. O projeto contou com 11 equipes de alunos do ensino superior e uma equipe de alunos voluntários do ensino técnico integrado do campus. Os resultados foram soluções inovadoras para os problemas propostos pelas contrapartes, bem como o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais dos participantes. Os participantes relataram que o projeto foi uma experiência enriquecedora e transformadora para suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Eles destacaram como pontos positivos: o estímulo à criatividade e a colaboração; o apoio dos dirigentes, coordenadores e das contrapartes; e o aprendizado com as soluções propostas. Como pontos negativos, eles destacaram: as dificuldades de comunicação entre as equipes e os problemas técnicos com as plataformas digitais. Como sugestões de melhoria para trabalhos futuros, eles recomendaram: melhorar a infraestrutura tecnológica; promover mais momentos de integração entre as equipes; e ampliar o projeto para outros instituições de ensino. Assim, esse trabalho visa apresentar a experiência do projeto, que promoveu a mobilidade acadêmica e a inovação por meio da resolução de desafios reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11311_TB1419_04102023200329.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYC DIAS MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "ERYC DIAS" "autor_email" => "erycerycdiasdias@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95726 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1419 "inscrito_id" => 11311 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES NO LAPASSION EM REDE - METODOLOGIA BRAMPSSOL ETAPA ITUMBIARA" "resumo" => "A mobilidade acadêmica pode trazer benefícios como o desenvolvimento de competências, a ampliação da rede de contatos, a valorização da diversidade e a inovação. Este trabalho relata a experiência do projeto Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol, realizado no segundo semestre de 2022 no Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara. O objetivo foi promover a integração e a formação de estudantes de diferentes áreas e regiões, por meio da resolução de desafios reais propostos por empresas e órgãos públicos (contrapartes). O método utilizado foi a implementação da metodologia Brampssol, que consiste em etapas que envolvem a identificação do problema, a geração de ideias, a prototipação e a validação de soluções, desenvolvendo habilidades de liderança, construção de relacionamentos duradouros, trabalho em equipe, além do desenvolvimento de habilidades profissionais, como aumento da produtividade, flexibilidade e gerenciamento do tempo. O projeto contou com 11 equipes de alunos do ensino superior e uma equipe de alunos voluntários do ensino técnico integrado do campus. Os resultados foram soluções inovadoras para os problemas propostos pelas contrapartes, bem como o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais dos participantes. Os participantes relataram que o projeto foi uma experiência enriquecedora e transformadora para suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Eles destacaram como pontos positivos: o estímulo à criatividade e a colaboração; o apoio dos dirigentes, coordenadores e das contrapartes; e o aprendizado com as soluções propostas. Como pontos negativos, eles destacaram: as dificuldades de comunicação entre as equipes e os problemas técnicos com as plataformas digitais. Como sugestões de melhoria para trabalhos futuros, eles recomendaram: melhorar a infraestrutura tecnológica; promover mais momentos de integração entre as equipes; e ampliar o projeto para outros instituições de ensino. Assim, esse trabalho visa apresentar a experiência do projeto, que promoveu a mobilidade acadêmica e a inovação por meio da resolução de desafios reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11311_TB1419_04102023200329.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYC DIAS MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "ERYC DIAS" "autor_email" => "erycerycdiasdias@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }