A alimentação saudável é um tópico discutido persistentemente quando nos referimos a saúde e a qualidade de vida. Atribui-se parte do aumento do consumo de alimentos processados e ultraprocessados em relação aos alimentos naturais, ao modo de vida e a opção por uma alimentação rápida e acessível. Para a melhor compreensão e significação de temáticas como essa, é importante a criação de espaços didáticos que facilitem o processo de transposição e contextualização. Objetivou-se com o presente trabalho, a montagem de um protótipo, e posterior análise de suas implicações didáticas, representando a diferença de fluxos sanguíneos no interior das artérias, sendo representado o que ocorre no interior nas artérias quando da formação de trombos (arteriosclerose) em decorrência da aderência de placas de gordura. A intervenção foi realizada em três momentos: conduziu-se inicialmente uma aula introdutória sobre educação alimentar aos alunos matriculados no itinerário formativo de Saúde, Educação e Bem estar na Escola de Ensino Médio de tempo Integral Sinhá Sabóia em Sobral – CE, sendo acompanhada por uma avaliação diagnóstica, com o intuito de conhecer mais sobre os conhecimentos prévios acerca do tema. Num segundo momento, utilizou-se do protótipo, pensado para simulação de diferenças de pressão no interior de artérias com e sem formação de trombos. Finalizou-se a intervenção com a aplicação de uma breve sondagem. Ficou evidente que, os alunos conseguem diferenciar a qualidade da alimentação e os riscos eminentes provocados pela ingestão de alimentos de baixo teor nutricional. Após a aplicação do protótipo, afirmaram conseguir compreender melhor sobre como ocorre a hipertensão arterial, e que se sentiram estimulados a melhorar sua alimentação. Portanto, fica evidente que o uso de protótipos na significação de saberes apresenta-se como uma importante estratégia para a superação de abstrações conceituais.