ANANIAS, Eliane Farias et al.. O origami como recurso no ensino da geometria. Anais VIII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9582>. Acesso em: 24/11/2024 20:17
Este trabalho apresenta aspectos de uma proposta didática com o uso do Origami como recurso no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de 18 alunos do 8º ano de uma escola da rede particular de ensino de Campina Grande, Paraíba, sendo o ambiente de intervenção a própria sala de aula. Neste contexto, observa-se que a inserção de tal recurso objetivou ajudar os alunos a desenvolverem habilidades geométricas, proporcionando experiências físicas e lógico-matemáticas que são imprescindíveis para a construção de conhecimento. Foram sugeridas atividades usando a dobradura visando facilitar a compreensão dos alunos e a formalização dos conceitos relacionados com o conteúdo Classificação de Triângulos. A pesquisa apontou um maior interesse e gosto pela aprendizagem da Geometria e a compreensão dos conceitos se deu com maior clareza através da utilização do Origami.