REALIDADE VIRTUAL: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO IMERSIVO PARA AMBIENTES DE RISCO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95836 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1560 "inscrito_id" => 12769 "titulo" => "REALIDADE VIRTUAL: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO IMERSIVO PARA AMBIENTES DE RISCO" "resumo" => "A Realidade Virtual é uma tecnologia que tem o potencial de revolucionar a forma como as pessoas interagem com o mundo. Uma das suas principais vantagens é a capacidade de proporcionar experiências imersivas que simulam ambientes reais ou fictícios. Além disso, a Realidade Virtual também oferece a possibilidade de inclusão de sujeitos com mobilidade reduzida em situações que seriam inacessíveis ou perigosas de outra forma. Neste trabalho, são apresentados conceitos e benefícios de aprendizagem baseada em simulação e da utilização de tecnologias imersivas no processo de ensino aprendizagem. A metodologia consistiu na criação de um ambiente virtual utilizando o framework Unity 3D, simulando equipamentos e ambientes reais do setor elétrico. As simulações foram reproduzidas no dispositivo Oculus Quest 2, proporcionando uma experiência altamente imersiva para os usuários. O software de realidade virtual desenvolvido pode trazer vantagens para a capacitação de profissionais, como a redução de custos, a melhoria da segurança e a personalização dos treinamentos. No entanto, ainda há desafios para a implementação da realidade virtual na educação, como a falta de recursos, acessibilidade e treinamento para os educadores. Portanto, é necessário investir no desenvolvimento da realidade virtual e na capacitação de profissionais de ensino, para que a tecnologia possa ser usada de forma efetiva na a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12769_TB1560_04102023203704.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICK NASCIMENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ERICK NST" "autor_email" => "ericknasci@hotmail.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95836 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1560 "inscrito_id" => 12769 "titulo" => "REALIDADE VIRTUAL: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO IMERSIVO PARA AMBIENTES DE RISCO" "resumo" => "A Realidade Virtual é uma tecnologia que tem o potencial de revolucionar a forma como as pessoas interagem com o mundo. Uma das suas principais vantagens é a capacidade de proporcionar experiências imersivas que simulam ambientes reais ou fictícios. Além disso, a Realidade Virtual também oferece a possibilidade de inclusão de sujeitos com mobilidade reduzida em situações que seriam inacessíveis ou perigosas de outra forma. Neste trabalho, são apresentados conceitos e benefícios de aprendizagem baseada em simulação e da utilização de tecnologias imersivas no processo de ensino aprendizagem. A metodologia consistiu na criação de um ambiente virtual utilizando o framework Unity 3D, simulando equipamentos e ambientes reais do setor elétrico. As simulações foram reproduzidas no dispositivo Oculus Quest 2, proporcionando uma experiência altamente imersiva para os usuários. O software de realidade virtual desenvolvido pode trazer vantagens para a capacitação de profissionais, como a redução de custos, a melhoria da segurança e a personalização dos treinamentos. No entanto, ainda há desafios para a implementação da realidade virtual na educação, como a falta de recursos, acessibilidade e treinamento para os educadores. Portanto, é necessário investir no desenvolvimento da realidade virtual e na capacitação de profissionais de ensino, para que a tecnologia possa ser usada de forma efetiva na a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12769_TB1560_04102023203704.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICK NASCIMENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ERICK NST" "autor_email" => "ericknasci@hotmail.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }