EDUCAR E ATUAR: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95865 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1597 "inscrito_id" => 7074 "titulo" => "EDUCAR E ATUAR: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA" "resumo" => "O docente, em qualquer contexto de ensino, assume a necessidade da utilização não apenas da fala para comunicar-se, mas da expressão corporal, da modulação de suas emoções, da consciência do corpo, da voz e do lugar que assume perante o outro com quem deve manter uma relação dialética. Seu modo de falar, de caminhar, de olhar, de ouvir ou simplesmente de manter-se em silêncio, observando atentamente os demais ao seu redor, pode afetar significativamente a atenção e o interesse do seu interlocutor, consequentemente, interferir nos processos de ensino-aprendizagem. Todavia, nota-se que esse “saber docente” é comumente negligenciado na formação de licenciandos em Física, principalmente ao que tange o uso da linguagem e da comunicação, competências intimamente ligadas ao teatro. Certamente que, tão complexo quanto à formação docente, por sua vez, é a formação profissional em artes cênicas, de forma que não se pretende minimizar, simplificar ou resumir essa última em uma “prática utilizável” por professores. Desse modo, objetiva-se discutir uma aproximação entre o educar e o atuar com o intuito de levantar saberes que são caros às duas áreas, muito embora negligenciados pela segunda. Nesse movimento de (re)pensar a formação de docentes em Física sob uma perspectiva mais humanística, nos deparamos com os “jogos teatrais” enquanto estratégia metodológica e recurso formativo, idealizados pela autora e diretora de teatro, Viola Spolin. Em linhas gerais, nota-se que os jogos teatrais podem configurar-se em uma forma concreta de método do teatro capaz de favorecer e desenvolver a consciência corporal, de voz, de espaço, bem como estimular a criatividade e a espontaneidade. Espera-se que esse estudo e discussões possam constituir-se enquanto subsídio teórico para reflexão e possível reformulação da formação docente em Física, especialmente no tocante aos saberes essenciais à prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7074_TB1597_04102023205830.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ANTUNES" "autor_email" => "nataliaantunes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95865 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1597 "inscrito_id" => 7074 "titulo" => "EDUCAR E ATUAR: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA" "resumo" => "O docente, em qualquer contexto de ensino, assume a necessidade da utilização não apenas da fala para comunicar-se, mas da expressão corporal, da modulação de suas emoções, da consciência do corpo, da voz e do lugar que assume perante o outro com quem deve manter uma relação dialética. Seu modo de falar, de caminhar, de olhar, de ouvir ou simplesmente de manter-se em silêncio, observando atentamente os demais ao seu redor, pode afetar significativamente a atenção e o interesse do seu interlocutor, consequentemente, interferir nos processos de ensino-aprendizagem. Todavia, nota-se que esse “saber docente” é comumente negligenciado na formação de licenciandos em Física, principalmente ao que tange o uso da linguagem e da comunicação, competências intimamente ligadas ao teatro. Certamente que, tão complexo quanto à formação docente, por sua vez, é a formação profissional em artes cênicas, de forma que não se pretende minimizar, simplificar ou resumir essa última em uma “prática utilizável” por professores. Desse modo, objetiva-se discutir uma aproximação entre o educar e o atuar com o intuito de levantar saberes que são caros às duas áreas, muito embora negligenciados pela segunda. Nesse movimento de (re)pensar a formação de docentes em Física sob uma perspectiva mais humanística, nos deparamos com os “jogos teatrais” enquanto estratégia metodológica e recurso formativo, idealizados pela autora e diretora de teatro, Viola Spolin. Em linhas gerais, nota-se que os jogos teatrais podem configurar-se em uma forma concreta de método do teatro capaz de favorecer e desenvolver a consciência corporal, de voz, de espaço, bem como estimular a criatividade e a espontaneidade. Espera-se que esse estudo e discussões possam constituir-se enquanto subsídio teórico para reflexão e possível reformulação da formação docente em Física, especialmente no tocante aos saberes essenciais à prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7074_TB1597_04102023205830.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ANTUNES" "autor_email" => "nataliaantunes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }