VASCONCELOS, Raquel Da Silva De. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95878>. Acesso em: 22/11/2024 21:40
A linguagem é um instrumento usado para expressar ideologia e intertextualidade, que é uma parte da linguística usada pelos produtores de anúncios da mídia a qual direcionada para este estudo no formato digital. Este estudo examina as referências intertextuais adotadas pelos anúncios da mídia digital alusivas aos contos de fadas. A configuração em que os textos retribuem uns aos outros é um critério nas acepções de técnicas intertextuais apoiados na publicidade que consiste na integração de elementos semióticos e técnicas de representação que ajudam ao leitor identificar as diferentes referências apresentadas no gênero publicitário, ampliando a capacidade interacional do leitor. O presente trabalho busca investigar as referências intertextuais na publicidade e a contribuição no processo de relação intertextual alusivas aos contos de fadas, encontradas em anúncios publicitários nas mídias digitais, seguindo uma metodologia qualitativa, a partir da coleta e análise de 3 anúncios encontrados nas plataformas digitais do Instagram e You tube, seguida da realização, adotando as perspectivas por Tiia Iiliäinen,(2022) referente a publicidade e estudos abordados na perspectiva de Charles Bazerman (2004), quanto à intertextualidade. O uso da intertextualidade encoraja os leitores a refletirem sobre a mensagem, relacionando-a com seu conhecimento prévio e despertando um sentimento de familiaridade. O gênero textual analisado é um texto multimodal e utiliza a intertextualidade explicita, que exige do leitor o acionamento de suas memórias para recuperar e produzir o sentido do texto.