TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS E GEOMETRIA MOLECULAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95881 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1616 "inscrito_id" => 12368 "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS E GEOMETRIA MOLECULAR" "resumo" => "A incorporação das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem das ciências tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar os alunos no estudo de disciplinas abstratas, como a química. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar uma sequência didática, utilizando tecnologias da informação e comunicação (TICs) para promover a aprendizagem-significativa no conteúdo de ligações químicas e geometria molecular em uma turma do curso técnico de nível médio integrado em informática, 3° ano, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Pau dos Ferros. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, uma vez que o trabalho foi desenvolvido durante as etapas de regência. Foram utilizadas aulas expositivas dialogadas com o uso de recursos como o mapa conceitual, o Kahoot e o simulador PhET, alinhados com os objetivos de aprendizagem do conteúdo curricular e com o perfil da turma. Para a coleta de dados, foram utilizadas observações participantes e análise documental, que consistiu na análise dos registros das atividades desenvolvidas em sala de aula. Durante as atividades foi possível notar o envolvimento dos alunos na elaboração dos mapas conceituais e o uso do Kahoot, pois foi possível notar uma maior interação e engajamento dos alunos. Na atividade do simulador PhET, foi possível observar fenômenos de nível microscópico do conteúdo de química de maneira visível, o que facilitou a aprendizagem dos alunos. Este trabalho contribuiu para a promoção da aprendizagem significativa dos alunos por meio das TICs, reforçando a importância da incorporação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem das ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12368_TB1616_20112023163057.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAQUEL DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA RAQUEL" "autor_email" => "dias.maria@escolar.ifrn.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95881 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1616 "inscrito_id" => 12368 "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS E GEOMETRIA MOLECULAR" "resumo" => "A incorporação das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem das ciências tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar os alunos no estudo de disciplinas abstratas, como a química. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar uma sequência didática, utilizando tecnologias da informação e comunicação (TICs) para promover a aprendizagem-significativa no conteúdo de ligações químicas e geometria molecular em uma turma do curso técnico de nível médio integrado em informática, 3° ano, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Pau dos Ferros. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, uma vez que o trabalho foi desenvolvido durante as etapas de regência. Foram utilizadas aulas expositivas dialogadas com o uso de recursos como o mapa conceitual, o Kahoot e o simulador PhET, alinhados com os objetivos de aprendizagem do conteúdo curricular e com o perfil da turma. Para a coleta de dados, foram utilizadas observações participantes e análise documental, que consistiu na análise dos registros das atividades desenvolvidas em sala de aula. Durante as atividades foi possível notar o envolvimento dos alunos na elaboração dos mapas conceituais e o uso do Kahoot, pois foi possível notar uma maior interação e engajamento dos alunos. Na atividade do simulador PhET, foi possível observar fenômenos de nível microscópico do conteúdo de química de maneira visível, o que facilitou a aprendizagem dos alunos. Este trabalho contribuiu para a promoção da aprendizagem significativa dos alunos por meio das TICs, reforçando a importância da incorporação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem das ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12368_TB1616_20112023163057.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAQUEL DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA RAQUEL" "autor_email" => "dias.maria@escolar.ifrn.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }