O MEIO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95884 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1620 "inscrito_id" => 3496 "titulo" => "O MEIO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "As relações sociais, estabelecidas no processo de escolarização dos alunos com deficiência, suscitam indagações sobre a maneira como a escola tem se estruturado para viabilizar as condições de participação desses alunos nas relações de ensino. Neste artigo, a partir de diálogos construídos em um grupo de formação continuada de professores, propomos uma análise sobre como as formas de interação, construídas no espaço escolar, afetam as relações de ensino e o desenvolvimento dos alunos com deficiência, tendo como foco o papel do meio neste processo. As discussões ancoram-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, segundo a qual o desenvolvimento humano se dá em um processo dinâmico, no entrecruzamento entre a maturação biológica e o meio cultural, a partir das formas de participação nos processos sociais. As análises apontam que a ressignificação na forma de se colocar das professoras participantes do grupo de formação, em relação ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência, mobilizou o planejamento de estratégias de mediação pedagógica junto a esses alunos de maneira a convocá-los a participarem e a se envolverem nas atividades propostas. O estudo enfatiza a construção de estratégias de mediação pedagógica, tendo como foco a ressignificação do trabalho pedagógico e o papel do aluno com deficiência neste processo, orientado para os modos de participação desses alunos na escola e seus processos de desenvolvimento. Sendo assim, o trabalho pedagógico deve estar orientado para viabilizar a participação desses alunos nos processos culturais no espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3496_TB1620_17102023181311.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiaalves92@ymail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95884 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1620 "inscrito_id" => 3496 "titulo" => "O MEIO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "As relações sociais, estabelecidas no processo de escolarização dos alunos com deficiência, suscitam indagações sobre a maneira como a escola tem se estruturado para viabilizar as condições de participação desses alunos nas relações de ensino. Neste artigo, a partir de diálogos construídos em um grupo de formação continuada de professores, propomos uma análise sobre como as formas de interação, construídas no espaço escolar, afetam as relações de ensino e o desenvolvimento dos alunos com deficiência, tendo como foco o papel do meio neste processo. As discussões ancoram-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, segundo a qual o desenvolvimento humano se dá em um processo dinâmico, no entrecruzamento entre a maturação biológica e o meio cultural, a partir das formas de participação nos processos sociais. As análises apontam que a ressignificação na forma de se colocar das professoras participantes do grupo de formação, em relação ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência, mobilizou o planejamento de estratégias de mediação pedagógica junto a esses alunos de maneira a convocá-los a participarem e a se envolverem nas atividades propostas. O estudo enfatiza a construção de estratégias de mediação pedagógica, tendo como foco a ressignificação do trabalho pedagógico e o papel do aluno com deficiência neste processo, orientado para os modos de participação desses alunos na escola e seus processos de desenvolvimento. Sendo assim, o trabalho pedagógico deve estar orientado para viabilizar a participação desses alunos nos processos culturais no espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3496_TB1620_17102023181311.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiaalves92@ymail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }