DESMISTIFICANDO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1° ANO DO ENSINO MÉDIO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95896 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1638 "inscrito_id" => 12249 "titulo" => "DESMISTIFICANDO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1° ANO DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Historicamente, a disciplina de física tem sido frequentemente considerada pelos alunos como uma das áreas mais difíceis das ciências. Isso pode ser atribuído, em parte, à dificuldade de representar os conceitos físicos, criando assim uma dissociação entre esses conceitos e sua aplicação prática. Alguns estudos demonstram ainda que a disciplina vem sendo ministrada de modo tradicional, recorrendo a cálculos, fórmulas e conceitos descontextualizados da realidade dos alunos. Entretanto, muitas são as iniciativas que buscam reverter a representação construída em torno da Física, a qual a considera uma disciplina difícil de aprender. Diante desse contexto emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ensino médio, utilizando jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática presente neste trabalho é formada três oficinas de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: cinemática, dinâmica e energia. A sequência didática propiciara uma maior interação entre os estudantes, por meio da participação ativa, por meio do diálogo didático e conhecimentos científicos. Frente as dificuldades enfrentadas em sala de aula, os usos dos jogos didáticos permitirão que o conteúdo seja apresentado com mais clareja e os conceitos referentes a física sejam ilustrados de maneira didática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12249_TB1638_08122023232615.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERISON ELUIZ PEREIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "ERISON PEREIRA" "autor_email" => "pereiraerison903@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95896 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1638 "inscrito_id" => 12249 "titulo" => "DESMISTIFICANDO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1° ANO DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Historicamente, a disciplina de física tem sido frequentemente considerada pelos alunos como uma das áreas mais difíceis das ciências. Isso pode ser atribuído, em parte, à dificuldade de representar os conceitos físicos, criando assim uma dissociação entre esses conceitos e sua aplicação prática. Alguns estudos demonstram ainda que a disciplina vem sendo ministrada de modo tradicional, recorrendo a cálculos, fórmulas e conceitos descontextualizados da realidade dos alunos. Entretanto, muitas são as iniciativas que buscam reverter a representação construída em torno da Física, a qual a considera uma disciplina difícil de aprender. Diante desse contexto emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ensino médio, utilizando jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática presente neste trabalho é formada três oficinas de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: cinemática, dinâmica e energia. A sequência didática propiciara uma maior interação entre os estudantes, por meio da participação ativa, por meio do diálogo didático e conhecimentos científicos. Frente as dificuldades enfrentadas em sala de aula, os usos dos jogos didáticos permitirão que o conteúdo seja apresentado com mais clareja e os conceitos referentes a física sejam ilustrados de maneira didática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12249_TB1638_08122023232615.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERISON ELUIZ PEREIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "ERISON PEREIRA" "autor_email" => "pereiraerison903@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }