SALA DE AULA INVERTIDA COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95965 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1726 "inscrito_id" => 11473 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "RESUMO O uso de novos métodos para o ensino de química na EJA proporciona aos discentes uma melhor otimização do tempo, além de maior autonomia e melhor compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula. Nesse sentido, é de grande relevância que os professores de química estejam dispostos para usar diferentes abordagens metodológicas em sala de aula. Nessa perspectiva, a sala de aula invertida é um instrumento capaz de chamar a atenção do público desta modalidade de ensino, despertando o interesse e curiosidade pela disciplina. Com isso, o presente artigo objetiva analisar o potencial e a aceitação dessa metodologia dentro do contexto da EJA. O trabalho apresenta como público alvo os alunos das turmas iniciais do Ensino Médio do Centro de Educação de jovens e adultos Manoel Pessoa Montenegro, localizada em Assú/RN. A pesquisa é de natureza qualitativa e fundamenta-se na revisão literária e bibliográfica dos seguintes autores: Di Pierro et al. (2001); Libâneo (2013); Ausubel (2003); Valente (2014) e Bergmann et al. (2013). Com tudo espera-se que através dos resultados obtidos, os docentes desta instituição possam adotar este método de ensino, diversificando as aulas deste componente curricular, tornando as aulas mais atrativas e significativas no desenvolvimento de novas habilidades, tornando o estudante protagonista de seu próprio aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11473_TB1726_01122023094942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARIA DE LIMA GONDIM" "autor_nome_curto" => "LUZIA GONDIM" "autor_email" => "lima.gondim@escolar.ifrn." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95965 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1726 "inscrito_id" => 11473 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "RESUMO O uso de novos métodos para o ensino de química na EJA proporciona aos discentes uma melhor otimização do tempo, além de maior autonomia e melhor compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula. Nesse sentido, é de grande relevância que os professores de química estejam dispostos para usar diferentes abordagens metodológicas em sala de aula. Nessa perspectiva, a sala de aula invertida é um instrumento capaz de chamar a atenção do público desta modalidade de ensino, despertando o interesse e curiosidade pela disciplina. Com isso, o presente artigo objetiva analisar o potencial e a aceitação dessa metodologia dentro do contexto da EJA. O trabalho apresenta como público alvo os alunos das turmas iniciais do Ensino Médio do Centro de Educação de jovens e adultos Manoel Pessoa Montenegro, localizada em Assú/RN. A pesquisa é de natureza qualitativa e fundamenta-se na revisão literária e bibliográfica dos seguintes autores: Di Pierro et al. (2001); Libâneo (2013); Ausubel (2003); Valente (2014) e Bergmann et al. (2013). Com tudo espera-se que através dos resultados obtidos, os docentes desta instituição possam adotar este método de ensino, diversificando as aulas deste componente curricular, tornando as aulas mais atrativas e significativas no desenvolvimento de novas habilidades, tornando o estudante protagonista de seu próprio aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11473_TB1726_01122023094942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARIA DE LIMA GONDIM" "autor_nome_curto" => "LUZIA GONDIM" "autor_email" => "lima.gondim@escolar.ifrn." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }