SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR METODOLOGIAS ATIVAS GAMIFICADAS E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: POR UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA EJA FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95972 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1734 "inscrito_id" => 12764 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR METODOLOGIAS ATIVAS GAMIFICADAS E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: POR UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA EJA FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo, é resultado de uma pesquisa monográfica de graduação, se propõe a validar um modelo de sequência didática (SD) mediada pelas metodologias ativas gamificadas e múltiplas inteligências para o ensino de ciências. A SD elaborada abordou o conteúdo do corpo humano e os alimentos através da estratégia de investigação e argumentos com o propósito de promover discussões para inclusão na relevância da construção do conhecimento como constante processo de ensino-aprendizagem, especificamente, no contexto de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa sequência inclusiva está organizada em 4 módulos, que se desdobram em 16 aulas com o propósito de atender o público-alvo da turma do EJA do ensino fundamental anos finais da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, município de Guamaré - RN, os quais, vale ressaltar, participaram ativamente do jogo. Esse resultado obteve êxito, uma vez que o planejamento, como também a aplicação da sequência produzida, levaram em consideração a heterogeneidade na faixa etária do público-alvo, o contexto presente, o tempo para concluir a proposta pedagógica (um bimestre), os conteúdos elencados, a diversidade nas metodologias selecionadas que contemplassem todos os aspectos da organização e da avaliação da turma. Quanto à fundamentação teórico-metodológica, nosso trabalho, além da ferramenta formulário baseada na escala Likert para validar a SD pelos pares da comunidade escolar em pauta, respaldou-se, principalmente, na teoria das múltiplas inteligências, na metodologia da sequência didática e metodologias ativas, somadas ao ensino de ciências com embasamento do construtivismo e educação inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12764_TB1734_03102023230552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA VIRGÍNIA SILVA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "cunhavcarla@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95972 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1734 "inscrito_id" => 12764 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR METODOLOGIAS ATIVAS GAMIFICADAS E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: POR UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA EJA FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo, é resultado de uma pesquisa monográfica de graduação, se propõe a validar um modelo de sequência didática (SD) mediada pelas metodologias ativas gamificadas e múltiplas inteligências para o ensino de ciências. A SD elaborada abordou o conteúdo do corpo humano e os alimentos através da estratégia de investigação e argumentos com o propósito de promover discussões para inclusão na relevância da construção do conhecimento como constante processo de ensino-aprendizagem, especificamente, no contexto de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa sequência inclusiva está organizada em 4 módulos, que se desdobram em 16 aulas com o propósito de atender o público-alvo da turma do EJA do ensino fundamental anos finais da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, município de Guamaré - RN, os quais, vale ressaltar, participaram ativamente do jogo. Esse resultado obteve êxito, uma vez que o planejamento, como também a aplicação da sequência produzida, levaram em consideração a heterogeneidade na faixa etária do público-alvo, o contexto presente, o tempo para concluir a proposta pedagógica (um bimestre), os conteúdos elencados, a diversidade nas metodologias selecionadas que contemplassem todos os aspectos da organização e da avaliação da turma. Quanto à fundamentação teórico-metodológica, nosso trabalho, além da ferramenta formulário baseada na escala Likert para validar a SD pelos pares da comunidade escolar em pauta, respaldou-se, principalmente, na teoria das múltiplas inteligências, na metodologia da sequência didática e metodologias ativas, somadas ao ensino de ciências com embasamento do construtivismo e educação inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12764_TB1734_03102023230552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA VIRGÍNIA SILVA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "cunhavcarla@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }