APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROPOSTA DE UM ROTEIRO DE AULA PRÁTICA SOBRE O SISTEMA ABO E FATOR RH PARA AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.
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Por apresentar potencial problematizador e motivador, esta metodologia também pode ser empregada no Ensino de Biologia, na abordagem de temas diversos e por vezes complexos, como é o caso do sistema ABO e do fator Rh. O sistema ABO e o fator Rh são temas geralmente abordados em aulas de Biologia e que costumam atrair a atenção do aluno, por envolvê-lo em situações cotidianas como a tipagem sanguínea e a herança gênica. No entanto, a abordagem desses temas deve ser realizada com cautela e atenção por parte do professor durante seu trabalho de planejamento e orientação das atividades em sala, tendo em vista a possiblidade do surgimento de possíveis erros durante o processo de construção do conhecimento por parte do aluno. Neste sentido, a escolha dos recursos e da metodologia adotada nas aulas, se põem em posição de destaque para a vivência de um processo de ensino-aprendizagem eficiente. 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