O JOGO DA “MERITOCRACIA ESPACIAL” COMO PROMOTORA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS HUMANAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96070 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1863 "inscrito_id" => 12733 "titulo" => "O JOGO DA “MERITOCRACIA ESPACIAL” COMO PROMOTORA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS HUMANAS" "resumo" => "O presente trabalho busca refletir sobre as possibilidades apresentadas por jogos no ensino superior, como forma de evidenciar a articulação dos conceitos das diferentes disciplinas que compõe as Ciências Humanas. Para tanto debateremos com os futuros professores a importância dos jogos como estratégia metodológica de ensino e como forma potencializadora de promover a interdisciplinaridade. Considerando o grupo de professores em formação em um curso de licenciatura em Ciências Humanas, entendemos ser fundamental problematizar junto a esses professores em formação, não só a metodologia, mas também a integração curricular. Para tanto criamos um jogo que demanda a articulação de diferentes conteúdos e conceitos da Geografia, da História, da sociologia e da Filosofia para a compreensão das relações entre centro e periferia na cidade de São Paulo, entendendo como a segregação espacial pode influenciar no acesso aos equipamentos urbanos, a educação e a postos de trabalho distribuídos pela cidade. A partir da aplicação desse jogo junto aos futuros professores, pretendemos verificar como realizam a articulação dos conceitos e criam, com base nos conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas do curso de licenciatura e na Residência Pedagógica, propostas de diferentes jogos para articular o currículo de Ciências Humanas de maneira integrada e significativa para estudantes do Ensino Médio do Ensino Básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12733_TB1863_04052023105413.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA GOMES SEFERIAN" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "paulag_geo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96070 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1863 "inscrito_id" => 12733 "titulo" => "O JOGO DA “MERITOCRACIA ESPACIAL” COMO PROMOTORA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS HUMANAS" "resumo" => "O presente trabalho busca refletir sobre as possibilidades apresentadas por jogos no ensino superior, como forma de evidenciar a articulação dos conceitos das diferentes disciplinas que compõe as Ciências Humanas. Para tanto debateremos com os futuros professores a importância dos jogos como estratégia metodológica de ensino e como forma potencializadora de promover a interdisciplinaridade. Considerando o grupo de professores em formação em um curso de licenciatura em Ciências Humanas, entendemos ser fundamental problematizar junto a esses professores em formação, não só a metodologia, mas também a integração curricular. Para tanto criamos um jogo que demanda a articulação de diferentes conteúdos e conceitos da Geografia, da História, da sociologia e da Filosofia para a compreensão das relações entre centro e periferia na cidade de São Paulo, entendendo como a segregação espacial pode influenciar no acesso aos equipamentos urbanos, a educação e a postos de trabalho distribuídos pela cidade. A partir da aplicação desse jogo junto aos futuros professores, pretendemos verificar como realizam a articulação dos conceitos e criam, com base nos conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas do curso de licenciatura e na Residência Pedagógica, propostas de diferentes jogos para articular o currículo de Ciências Humanas de maneira integrada e significativa para estudantes do Ensino Médio do Ensino Básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12733_TB1863_04052023105413.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA GOMES SEFERIAN" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "paulag_geo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }