O LUGAR DOS PROCESSOS DE ENSINO VOLTADOS À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DAS PESQUISAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96209 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2051 "inscrito_id" => 12670 "titulo" => "O LUGAR DOS PROCESSOS DE ENSINO VOLTADOS À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DAS PESQUISAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "Com o intuito de ampliar a compreensão dos processos de ensino no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), o presente trabalho traça um panorama da produção de conhecimento (Dissertações e Produtos Educacionais) desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A investigação partiu de uma abordagem qualitativa com a adoção da tipologia descritivo-exploratória baseado em um estudo bibliográfico, cujo foco recai sobre a seleção de pesquisas referentes ao universo do ProfEPT, disponíveis no Observatório ProfEpt – repositório das produções acadêmicas de conclusão de curso do referido programa, entre os anos de 2019 e 2022. Para fundamentar essa investigação, consultamos os documentos oficiais que regulam o programa de mestrado em questão, além de teóricos que estudam os mestrados profissionais como Ribeiro (2005), André (2017), bem como nos debruçamos sobre os estudos de Zabala (1998) e Kaplún (2003) sobre produto educacional. A análise das pesquisas aponta para a importância do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no que tange ao aprimoramento da formação acadêmica e profissional que, visando aproximar o mundo acadêmico do mundo do trabalho, apresenta caminhos para o enfrentamento dos desafios emergentes no escopo do Proeja, de modo a possibilitar a (re)construção e a (re)significação de conhecimentos entre os educandos, educadores e cenários educacionais envolvidos nesse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12670_TB2051_08052023105402.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANDISLAU DA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "EvandislauMoura" "autor_email" => "evandislaumoura@yahoo.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96209 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2051 "inscrito_id" => 12670 "titulo" => "O LUGAR DOS PROCESSOS DE ENSINO VOLTADOS À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DAS PESQUISAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "Com o intuito de ampliar a compreensão dos processos de ensino no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), o presente trabalho traça um panorama da produção de conhecimento (Dissertações e Produtos Educacionais) desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A investigação partiu de uma abordagem qualitativa com a adoção da tipologia descritivo-exploratória baseado em um estudo bibliográfico, cujo foco recai sobre a seleção de pesquisas referentes ao universo do ProfEPT, disponíveis no Observatório ProfEpt – repositório das produções acadêmicas de conclusão de curso do referido programa, entre os anos de 2019 e 2022. Para fundamentar essa investigação, consultamos os documentos oficiais que regulam o programa de mestrado em questão, além de teóricos que estudam os mestrados profissionais como Ribeiro (2005), André (2017), bem como nos debruçamos sobre os estudos de Zabala (1998) e Kaplún (2003) sobre produto educacional. A análise das pesquisas aponta para a importância do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no que tange ao aprimoramento da formação acadêmica e profissional que, visando aproximar o mundo acadêmico do mundo do trabalho, apresenta caminhos para o enfrentamento dos desafios emergentes no escopo do Proeja, de modo a possibilitar a (re)construção e a (re)significação de conhecimentos entre os educandos, educadores e cenários educacionais envolvidos nesse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12670_TB2051_08052023105402.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANDISLAU DA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "EvandislauMoura" "autor_email" => "evandislaumoura@yahoo.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }