METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96213 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2055 "inscrito_id" => 12138 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Ensinar sempre foi uma tarefa desafiadora para qualquer educador, principalmente, por se tratar de uma questão fundamental para o ser humano. Porém, existem inúmeras possibilidades de ensinar de forma mais integrativa e inovadora deixando de lado um ensino monótono. Neste contexto, o presente estudo apresenta um recorte do projeto de pesquisa institucional objetivando, neste recorte, problematizar como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e por tecnologias digitais promove (potencializa) uma aprendizagem com significado na área das Ciências. Trata-se de um estudo que apresenta abordagem qualitativa e descritiva. Para a presente apresentação, trazemos os resultados da análise do desenvolvimento de sequências didáticas (SD) norteadas por metodologias ativas, participativas e por tecnologias digitais, em diferentes níveis de ensino, que resultaram em produtos educacionais (PE). A implementação destas SD em sala de aula foi transformada em capítulos de um e-book intitulado: “Metodologias ativas, participativas e o uso de tecnologias digitais no ensino”, o qual está em fase de finalização e publicação por uma editora universitária. Este e-book aborda 17 relatos de experiências resultantes do desenvolvimento dos PE elaborados por docentes participantes do grupo de pesquisa. Realizando a análise descritiva dos 17 relatos, observou-se que quando um docente planeja e ministra sua aula e busca que seus alunos aprendam com efetividade e que reflitam sobre o assunto da melhor forma possível, há necessidade de escolher estratégias pedagógicas que insiram o estudante no processo de aprendizagem de forma ativa e participativa, deixando de ser mero espectador. Nesta perspectiva, os PE desenvolvidos buscaram essa opção de ensino ativo, provocador e problematizador, o que foi alcançado, demonstrando o seu potencial de promoção de habilidades cognitivas de raciocínio e participação ativa dos estudantes, permitindo uma aprendizagem com significado no ensino de Ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12138_TB2055_03102023213855.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "aaguim@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96213 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2055 "inscrito_id" => 12138 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Ensinar sempre foi uma tarefa desafiadora para qualquer educador, principalmente, por se tratar de uma questão fundamental para o ser humano. Porém, existem inúmeras possibilidades de ensinar de forma mais integrativa e inovadora deixando de lado um ensino monótono. Neste contexto, o presente estudo apresenta um recorte do projeto de pesquisa institucional objetivando, neste recorte, problematizar como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e por tecnologias digitais promove (potencializa) uma aprendizagem com significado na área das Ciências. Trata-se de um estudo que apresenta abordagem qualitativa e descritiva. Para a presente apresentação, trazemos os resultados da análise do desenvolvimento de sequências didáticas (SD) norteadas por metodologias ativas, participativas e por tecnologias digitais, em diferentes níveis de ensino, que resultaram em produtos educacionais (PE). A implementação destas SD em sala de aula foi transformada em capítulos de um e-book intitulado: “Metodologias ativas, participativas e o uso de tecnologias digitais no ensino”, o qual está em fase de finalização e publicação por uma editora universitária. Este e-book aborda 17 relatos de experiências resultantes do desenvolvimento dos PE elaborados por docentes participantes do grupo de pesquisa. Realizando a análise descritiva dos 17 relatos, observou-se que quando um docente planeja e ministra sua aula e busca que seus alunos aprendam com efetividade e que reflitam sobre o assunto da melhor forma possível, há necessidade de escolher estratégias pedagógicas que insiram o estudante no processo de aprendizagem de forma ativa e participativa, deixando de ser mero espectador. Nesta perspectiva, os PE desenvolvidos buscaram essa opção de ensino ativo, provocador e problematizador, o que foi alcançado, demonstrando o seu potencial de promoção de habilidades cognitivas de raciocínio e participação ativa dos estudantes, permitindo uma aprendizagem com significado no ensino de Ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12138_TB2055_03102023213855.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "aaguim@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }