AS RELAÇÕES ENTRE ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS – 2000 – 2020
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96256 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2108 "inscrito_id" => 10727 "titulo" => "AS RELAÇÕES ENTRE ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS – 2000 – 2020" "resumo" => "A pesquisa foi motivada pela crise que a civilização humana passa no período denominado pós-modernidade. A atualidade é caracterizada pela grande fluidez de informação, fragmentação do saber, mudanças rápidas e perda de referência em relação aos padrões modernos. Essa período costuma ser denominado modernidade tardia (HALL), pós-modernidade (LYOTARD) ou modernidade líquida (BAUMAN). A educação também está inserida pelos paradigmas da eficiência, fragmentação do saber, produtividade e formação voltada para as demandas de mercado. Inúmeros estudiosos procuram compreendê-la como Morin, Lyotard, Hall, Bauman, Boaventura dos Santos e Morin. A partir do ponto de vista espiritualista podemos mencionar Goswami, Grof, Wilber e Moraes. Assim, resolvemos investigar a produção científica em artigos entre os anos 2000-2020. A metodologia utilizou as palavras-chave educação e espiritualidade nas seguintes plataformas: portal de periódicos CAPES, a base de dados da Scielo (Scientific Electronic Library On-line) e a Microsoft Academic Search e Highbeam. Identificamos 24 artigos com os seguintes qualis: B5 (03), A2, B1, B2 e B4 encontramos dois em cada, A1, A4, B3 e C localizamos um, alguns não foram possíveis coletar esse dado. A temática está expandindo desde 2004, no ano de 2012 teve um marco significativo e continua evoluindo. A maioria das publicações foram em editoras universitárias (16) e as comerciais são as minoria (06). A maioria dos autores possuía mestrado e/ou doutorado, também identificamos que foram 19 mulheres e 17 homens. Os dados apontam na sua maioria (18 artigos), que o conceito de espiritualidade é concebido com uma realidade ontologicamente transcendente ao humano, e seis artigos compreenderam a espiritualidade como uma projeção do humano. A relação entre educação e espiritualidade evidenciou-se ao conceber que além do conhecimento cientifico-acadêmico, uma educação que visa a formação de caráter, valores e que possibilite reflexões pertinentes para as circunstâncias individuais e sociais a fim de uma vida harmônica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10727_TB2108_19112023224803.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERNANE CARNEIRO CARVALHO FILHO" "autor_nome_curto" => "ERNANE FILHO" "autor_email" => "ernane.professor@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96256 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2108 "inscrito_id" => 10727 "titulo" => "AS RELAÇÕES ENTRE ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS – 2000 – 2020" "resumo" => "A pesquisa foi motivada pela crise que a civilização humana passa no período denominado pós-modernidade. A atualidade é caracterizada pela grande fluidez de informação, fragmentação do saber, mudanças rápidas e perda de referência em relação aos padrões modernos. Essa período costuma ser denominado modernidade tardia (HALL), pós-modernidade (LYOTARD) ou modernidade líquida (BAUMAN). A educação também está inserida pelos paradigmas da eficiência, fragmentação do saber, produtividade e formação voltada para as demandas de mercado. Inúmeros estudiosos procuram compreendê-la como Morin, Lyotard, Hall, Bauman, Boaventura dos Santos e Morin. A partir do ponto de vista espiritualista podemos mencionar Goswami, Grof, Wilber e Moraes. Assim, resolvemos investigar a produção científica em artigos entre os anos 2000-2020. A metodologia utilizou as palavras-chave educação e espiritualidade nas seguintes plataformas: portal de periódicos CAPES, a base de dados da Scielo (Scientific Electronic Library On-line) e a Microsoft Academic Search e Highbeam. Identificamos 24 artigos com os seguintes qualis: B5 (03), A2, B1, B2 e B4 encontramos dois em cada, A1, A4, B3 e C localizamos um, alguns não foram possíveis coletar esse dado. A temática está expandindo desde 2004, no ano de 2012 teve um marco significativo e continua evoluindo. A maioria das publicações foram em editoras universitárias (16) e as comerciais são as minoria (06). A maioria dos autores possuía mestrado e/ou doutorado, também identificamos que foram 19 mulheres e 17 homens. Os dados apontam na sua maioria (18 artigos), que o conceito de espiritualidade é concebido com uma realidade ontologicamente transcendente ao humano, e seis artigos compreenderam a espiritualidade como uma projeção do humano. A relação entre educação e espiritualidade evidenciou-se ao conceber que além do conhecimento cientifico-acadêmico, uma educação que visa a formação de caráter, valores e que possibilite reflexões pertinentes para as circunstâncias individuais e sociais a fim de uma vida harmônica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10727_TB2108_19112023224803.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERNANE CARNEIRO CARVALHO FILHO" "autor_nome_curto" => "ERNANE FILHO" "autor_email" => "ernane.professor@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }