A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CONTEXTO BILÍNGUE: UMA PERSPECTIVA LOCAL SOBRE QUESTÕES GLOBAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96263 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2117 "inscrito_id" => 12930 "titulo" => "A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CONTEXTO BILÍNGUE: UMA PERSPECTIVA LOCAL SOBRE QUESTÕES GLOBAIS" "resumo" => "A partir de uma série de observações situadas na realidade das aulas de Língua Inglesa de uma sala de aula que acolhe estudantes de um 9º ano do Ensino Fundamental, surge o Projeto A Local Perspective of Global Issues (em Português: Uma Perspectiva Local sobre Questões Globais). De modo empírico, percebem-se possíveis intersecções entre diversas áreas do conhecimento, habilidades e competências que poderiam perpassar com maior êxito os processos educativos dos estudantes enquanto princípios formativos de cidadania, para além da pura aquisição de saberes se estes não fossem compartimentalizados e delegados apenas às disciplinas isoladas do currículo. Surge assim, a possibilidade de utilizar a pesquisa como princípio educativo-formativo na sala de aula. O objetivo é instigar os estudantes na busca por soluções para questões globais a fim de aplicá-las na própria comunidade local. Para isso, eles necessitam mover os saberes já internalizados, mas também precisam desenvolver as habilidades de pesquisa-ação, fazendo uso dos mais diversos meios de investigação e utilizando o Inglês como Língua Franca e que lhes permite o acesso a informações em nível internacional. A metodologia que abrange o desenvolvimento deste projeto é o CLIL - Content and Language Integrated Learning (em Português: Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) que traz em sua abordagem a pesquisa e o Inglês como “meio de” e não como “fim”. O projeto que origina este trabalho fundamenta-se nas premissas orientadas na BNCC para Língua Inglesa, no Documento da UNESCO (ODS e EDS), bem como nos estudos em Aquisição de Segunda Língua (Teoria, Prática e Pesquisa). Como resultado parcial, observa-se uma movimentação dos estudantes em envolver-se de modo mais motivado e autônomo nas pesquisas realizadas por eles, bem como na busca pela compreensão linguística e comunicativa que lhes dê acesso aos seus objetos de investigação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12930_TB2117_18112023104556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA BENEDETTI" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cbenedetti1@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96263 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2117 "inscrito_id" => 12930 "titulo" => "A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CONTEXTO BILÍNGUE: UMA PERSPECTIVA LOCAL SOBRE QUESTÕES GLOBAIS" "resumo" => "A partir de uma série de observações situadas na realidade das aulas de Língua Inglesa de uma sala de aula que acolhe estudantes de um 9º ano do Ensino Fundamental, surge o Projeto A Local Perspective of Global Issues (em Português: Uma Perspectiva Local sobre Questões Globais). De modo empírico, percebem-se possíveis intersecções entre diversas áreas do conhecimento, habilidades e competências que poderiam perpassar com maior êxito os processos educativos dos estudantes enquanto princípios formativos de cidadania, para além da pura aquisição de saberes se estes não fossem compartimentalizados e delegados apenas às disciplinas isoladas do currículo. Surge assim, a possibilidade de utilizar a pesquisa como princípio educativo-formativo na sala de aula. O objetivo é instigar os estudantes na busca por soluções para questões globais a fim de aplicá-las na própria comunidade local. Para isso, eles necessitam mover os saberes já internalizados, mas também precisam desenvolver as habilidades de pesquisa-ação, fazendo uso dos mais diversos meios de investigação e utilizando o Inglês como Língua Franca e que lhes permite o acesso a informações em nível internacional. A metodologia que abrange o desenvolvimento deste projeto é o CLIL - Content and Language Integrated Learning (em Português: Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) que traz em sua abordagem a pesquisa e o Inglês como “meio de” e não como “fim”. O projeto que origina este trabalho fundamenta-se nas premissas orientadas na BNCC para Língua Inglesa, no Documento da UNESCO (ODS e EDS), bem como nos estudos em Aquisição de Segunda Língua (Teoria, Prática e Pesquisa). Como resultado parcial, observa-se uma movimentação dos estudantes em envolver-se de modo mais motivado e autônomo nas pesquisas realizadas por eles, bem como na busca pela compreensão linguística e comunicativa que lhes dê acesso aos seus objetos de investigação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12930_TB2117_18112023104556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA BENEDETTI" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cbenedetti1@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }