AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA PARA A APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96347 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2225 "inscrito_id" => 10641 "titulo" => "AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA PARA A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Esta pesquisa se trata do projeto em andamento da dissertação vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF. Originou-se a partir de inquietações do professor/pesquisador frente ao objeto de estudo da avaliação da aprendizagem em Educação Física escolar, partindo da problemática: Como a avaliação em educação física escolar pode contribuir para a construção das aprendizagens dos conteúdos das práticas corporais? A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a compreensão de professores acerca da avaliação do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da educação física escolar na realidade de uma escola municipal de Garanhuns, Pernambuco. Sua metodologia é de natureza qualitativa, visto a busca pela compreensão e interpretação da realidade observada. Será concretizada a partir da realização de três tipos de pesquisa. A primeira se refere a pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento da produção de conhecimento sobre a temática Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física no Banco de dados dos Anais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). O segundo tipo consiste na pesquisa documental a partir da análise do Currículo de Pernambuco e das instruções normativas de 2021, 2022 e 2023 da rede de ensino de Garanhuns, que trazem orientações para a realização do processo avaliativo. Sendo a pesquisa participante, o terceiro tipo, a partir da participação de quarto professores de Educação Física de uma escola Municipal de Garanhuns." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10641_TB2225_10122023140302.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID LEONARDO DE OLIVEIRA FRUTUOSO" "autor_nome_curto" => "DAVID LEONARDO" "autor_email" => "david_leonardo-edf@hotmai" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96347 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2225 "inscrito_id" => 10641 "titulo" => "AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA PARA A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Esta pesquisa se trata do projeto em andamento da dissertação vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF. Originou-se a partir de inquietações do professor/pesquisador frente ao objeto de estudo da avaliação da aprendizagem em Educação Física escolar, partindo da problemática: Como a avaliação em educação física escolar pode contribuir para a construção das aprendizagens dos conteúdos das práticas corporais? A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a compreensão de professores acerca da avaliação do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da educação física escolar na realidade de uma escola municipal de Garanhuns, Pernambuco. Sua metodologia é de natureza qualitativa, visto a busca pela compreensão e interpretação da realidade observada. Será concretizada a partir da realização de três tipos de pesquisa. A primeira se refere a pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento da produção de conhecimento sobre a temática Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física no Banco de dados dos Anais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). O segundo tipo consiste na pesquisa documental a partir da análise do Currículo de Pernambuco e das instruções normativas de 2021, 2022 e 2023 da rede de ensino de Garanhuns, que trazem orientações para a realização do processo avaliativo. Sendo a pesquisa participante, o terceiro tipo, a partir da participação de quarto professores de Educação Física de uma escola Municipal de Garanhuns." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10641_TB2225_10122023140302.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID LEONARDO DE OLIVEIRA FRUTUOSO" "autor_nome_curto" => "DAVID LEONARDO" "autor_email" => "david_leonardo-edf@hotmai" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }