A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A FEIRA LIVRE: PLANEJAMENTO DE AULA DE CAMPO COM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL - DA ESCOLA ESTADUAL DEMÉTRIO URBANO/ SANTA MARIA/RN
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96423 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2333 "inscrito_id" => 11526 "titulo" => "A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A FEIRA LIVRE: PLANEJAMENTO DE AULA DE CAMPO COM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL - DA ESCOLA ESTADUAL DEMÉTRIO URBANO/ SANTA MARIA/RN" "resumo" => "Este estudo se constitui a partir da ideia da utilização do espaço da feira livre para o ensino da Matemática, visto que, esse lugar se apresenta como um ambiente genuíno e de interações ricas em elementos que oportunizam a inserção da matemática ao cotidiano das pessoas. A partir disso, objetiva-se apresentar um planejamento de uma aula de campo voltado aos alunos do 7° ano da Escola Estadual Demétrio Urbano, localizada na cidade de Santa Maria/RN. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica, a partir de buscas pelo google acadêmico, como também, a leitura de obras físicas, que dessem conta e validassem a feira livre enquanto lugar favorável ao ensino da matemática. A partir disso, foi possível considerar que, de fato, esse espaço pode ser utilizado para práticas educativas e, principalmente, para o ensino da matemática, considerando a diversidade de possibilidades que é oferecido, principalmente, nas relações culturais e socioeconômicas que permeiam o espaço da feira. Com isso, espera-se, a partir desse estudo, que a feira livre possa ser vista pelos docentes de matemática como um lugar repleto de oportunidades de ensinar e fazer com que os discentes possam aprender a partir do cotidiano e vivências e suas raízes culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, FEIRA LIVRE, MATEMÁTICA, AULA DE CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "659fd4abe880e_11012024084443.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-11 08:44:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ANDERSON DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON SOUZA" "autor_email" => "anderson.souza1@escolar.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96423 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2333 "inscrito_id" => 11526 "titulo" => "A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A FEIRA LIVRE: PLANEJAMENTO DE AULA DE CAMPO COM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL - DA ESCOLA ESTADUAL DEMÉTRIO URBANO/ SANTA MARIA/RN" "resumo" => "Este estudo se constitui a partir da ideia da utilização do espaço da feira livre para o ensino da Matemática, visto que, esse lugar se apresenta como um ambiente genuíno e de interações ricas em elementos que oportunizam a inserção da matemática ao cotidiano das pessoas. A partir disso, objetiva-se apresentar um planejamento de uma aula de campo voltado aos alunos do 7° ano da Escola Estadual Demétrio Urbano, localizada na cidade de Santa Maria/RN. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica, a partir de buscas pelo google acadêmico, como também, a leitura de obras físicas, que dessem conta e validassem a feira livre enquanto lugar favorável ao ensino da matemática. A partir disso, foi possível considerar que, de fato, esse espaço pode ser utilizado para práticas educativas e, principalmente, para o ensino da matemática, considerando a diversidade de possibilidades que é oferecido, principalmente, nas relações culturais e socioeconômicas que permeiam o espaço da feira. Com isso, espera-se, a partir desse estudo, que a feira livre possa ser vista pelos docentes de matemática como um lugar repleto de oportunidades de ensinar e fazer com que os discentes possam aprender a partir do cotidiano e vivências e suas raízes culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, FEIRA LIVRE, MATEMÁTICA, AULA DE CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "659fd4abe880e_11012024084443.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-11 08:44:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ANDERSON DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON SOUZA" "autor_email" => "anderson.souza1@escolar.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }