DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA O MANEJO DA ANSIEDADE: UMA INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96429 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2340 "inscrito_id" => 6549 "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA O MANEJO DA ANSIEDADE: UMA INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "A ansiedade, um dos estados emocionais frequentemente vivenciadas no ambiente acadêmico, é apontada como uma das emoções mais prevalentes entre os estudantes, o que pode estar diretamente relacionado à dificuldades diversas vivenciadas no contexto de ensino aprendizagem, podendo provocar reações fisiológicas, cognitivas e comportamentais, muitas vezes, associadas ao comprometimento no desempenho acadêmico e na saúde mental dos estudantes. Diante da importância da adoção de estratégias de regulação das emoções para lidar com as situações vivenciadas no contexto acadêmico e de oferecer intervenções para promover a autorregulação na população universitária, o presente estudo visou adaptar e aplicar uma intervenção para autorregulação da ansiedade de estudantes universitários. Para isso, após processo de avaliação de sintomas foi aplicado um protocolo para promover a autorregulação de 5 estudantes universitários que buscaram o serviço de psicologia. Para a avaliação foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse; Questionário de Regulação Emocional; Inventário de ansiedade e uma Entrevista Semiestruturada. A partir dos resultados da avaliação constatou-se a presença da sintomatologia ansiosa e da utilização de estratégias desadaptativas baseadas na supressão emocional, pelo grupo avaliado, o que apontou a necessidade do desenvolvimento de intervenções para o manejo da ansiedade, cujo objetivo foi promover a aprendizagem de estratégias de autorregulação, a partir da implementação de intervenções cognitivas e comportamentais para regulação da ansiedade. A partir do processo conduzido, é importante destacar a contribuição das intervenções realizadas na identificação de obstáculos para regulação das emoções, identificados pelos estudantes, e manejo adequado das emoções como elemento importante no processo educacional e de formação, considerando o manejo da ansiedade como ponto crucial para um melhor bem estar, saúde mental e desempenho acadêmico mais satisfatório." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6549_TB2340_04052023230458.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DIAS GOMES" "autor_nome_curto" => "Eduarda Dias" "autor_email" => "psieduardadias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96429 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2340 "inscrito_id" => 6549 "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA O MANEJO DA ANSIEDADE: UMA INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "A ansiedade, um dos estados emocionais frequentemente vivenciadas no ambiente acadêmico, é apontada como uma das emoções mais prevalentes entre os estudantes, o que pode estar diretamente relacionado à dificuldades diversas vivenciadas no contexto de ensino aprendizagem, podendo provocar reações fisiológicas, cognitivas e comportamentais, muitas vezes, associadas ao comprometimento no desempenho acadêmico e na saúde mental dos estudantes. Diante da importância da adoção de estratégias de regulação das emoções para lidar com as situações vivenciadas no contexto acadêmico e de oferecer intervenções para promover a autorregulação na população universitária, o presente estudo visou adaptar e aplicar uma intervenção para autorregulação da ansiedade de estudantes universitários. Para isso, após processo de avaliação de sintomas foi aplicado um protocolo para promover a autorregulação de 5 estudantes universitários que buscaram o serviço de psicologia. Para a avaliação foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse; Questionário de Regulação Emocional; Inventário de ansiedade e uma Entrevista Semiestruturada. A partir dos resultados da avaliação constatou-se a presença da sintomatologia ansiosa e da utilização de estratégias desadaptativas baseadas na supressão emocional, pelo grupo avaliado, o que apontou a necessidade do desenvolvimento de intervenções para o manejo da ansiedade, cujo objetivo foi promover a aprendizagem de estratégias de autorregulação, a partir da implementação de intervenções cognitivas e comportamentais para regulação da ansiedade. A partir do processo conduzido, é importante destacar a contribuição das intervenções realizadas na identificação de obstáculos para regulação das emoções, identificados pelos estudantes, e manejo adequado das emoções como elemento importante no processo educacional e de formação, considerando o manejo da ansiedade como ponto crucial para um melhor bem estar, saúde mental e desempenho acadêmico mais satisfatório." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6549_TB2340_04052023230458.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DIAS GOMES" "autor_nome_curto" => "Eduarda Dias" "autor_email" => "psieduardadias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }