O USO DE ANIMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTADO DA ARTE A PARTIR DOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96474 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2406 "inscrito_id" => 12990 "titulo" => "O USO DE ANIMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTADO DA ARTE A PARTIR DOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU)" "resumo" => "Os animes são recursos audiovisuais com potencial pedagógico, mas poucos professores os usam em sala de aula, o que se reflete na escassez de pesquisas sobre o tema. Diante disso, o trabalho em questão tem como objetivo realizar um estado da arte das produções do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre o uso de animes no ensino de Ciências. Para isso, buscou-se nas páginas dos anais do evento as ocorrências possíveis para essa temática, utilizando o descritor “Animes”. Posteriormente, foram selecionados os trabalhos que se relacionavam ao ensino de Ciências, Biologia, Química ou Física. As nove edições do CONEDU (2014-2022) foram investigadas. Após análise dos trabalhos, constatou-se que o longo de todas as edições do CONEDU foram publicados um total de 27.557 trabalhos científicos nos anais do evento, contudo, apenas oito trabalhos (n=8) exploravam o animes associado ao ensino de Ciências. Desses, cinco (n=5) trabalhos estavam relacionados a conteúdos da Biologia e dois trabalhos (n=2) aos conteúdos de Química. Um trabalho (n=1) envolveu a utilização de animes como como facilitadores de aprendizagem no ensino de Ciências. Dentre as produções que envolviam a Biologia, quatro trabalhos (n=4) exploraram o anime “Hataraku saibou (cells at work!)” e um (n=1) trabalho utilizou o anime “Boruto: Naruto Next Generations”. Com relação aos trabalhos com temas da Química, os dois utilizaram o anime “Dr. Stone” para explorar conceitos básicos de Química e Química orgânica. Verificou-se um pequeno número de pesquisas relacionando os animes ao ensino de Ciências. Contudo, acredita-se que esse número tende a aumentar nas próximas edições do evento, visto que, os animes estão se popularizando como recurso didático nos diversos níveis de ensino, e consequentemente, os docentes têm buscado socializar suas ações pedagógicas em eventos científicos e meios de divulgação científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65957848cceed_03012024120752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-03 12:07:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARINA IONÁ DE OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "CARINA" "autor_email" => "carinaiona.torres@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96474 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2406 "inscrito_id" => 12990 "titulo" => "O USO DE ANIMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTADO DA ARTE A PARTIR DOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU)" "resumo" => "Os animes são recursos audiovisuais com potencial pedagógico, mas poucos professores os usam em sala de aula, o que se reflete na escassez de pesquisas sobre o tema. Diante disso, o trabalho em questão tem como objetivo realizar um estado da arte das produções do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre o uso de animes no ensino de Ciências. Para isso, buscou-se nas páginas dos anais do evento as ocorrências possíveis para essa temática, utilizando o descritor “Animes”. Posteriormente, foram selecionados os trabalhos que se relacionavam ao ensino de Ciências, Biologia, Química ou Física. As nove edições do CONEDU (2014-2022) foram investigadas. Após análise dos trabalhos, constatou-se que o longo de todas as edições do CONEDU foram publicados um total de 27.557 trabalhos científicos nos anais do evento, contudo, apenas oito trabalhos (n=8) exploravam o animes associado ao ensino de Ciências. Desses, cinco (n=5) trabalhos estavam relacionados a conteúdos da Biologia e dois trabalhos (n=2) aos conteúdos de Química. Um trabalho (n=1) envolveu a utilização de animes como como facilitadores de aprendizagem no ensino de Ciências. Dentre as produções que envolviam a Biologia, quatro trabalhos (n=4) exploraram o anime “Hataraku saibou (cells at work!)” e um (n=1) trabalho utilizou o anime “Boruto: Naruto Next Generations”. Com relação aos trabalhos com temas da Química, os dois utilizaram o anime “Dr. Stone” para explorar conceitos básicos de Química e Química orgânica. Verificou-se um pequeno número de pesquisas relacionando os animes ao ensino de Ciências. Contudo, acredita-se que esse número tende a aumentar nas próximas edições do evento, visto que, os animes estão se popularizando como recurso didático nos diversos níveis de ensino, e consequentemente, os docentes têm buscado socializar suas ações pedagógicas em eventos científicos e meios de divulgação científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65957848cceed_03012024120752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-03 12:07:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARINA IONÁ DE OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "CARINA" "autor_email" => "carinaiona.torres@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }