Os animes são recursos audiovisuais com potencial pedagógico, mas poucos professores os usam em sala de aula, o que se reflete na escassez de pesquisas sobre o tema. Diante disso, o trabalho em questão tem como objetivo realizar um estado da arte das produções do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre o uso de animes no ensino de Ciências. Para isso, buscou-se nas páginas dos anais do evento as ocorrências possíveis para essa temática, utilizando o descritor “Animes”. Posteriormente, foram selecionados os trabalhos que se relacionavam ao ensino de Ciências, Biologia, Química ou Física. As nove edições do CONEDU (2014-2022) foram investigadas. Após análise dos trabalhos, constatou-se que o longo de todas as edições do CONEDU foram publicados um total de 27.557 trabalhos científicos nos anais do evento, contudo, apenas oito trabalhos (n=8) exploravam o animes associado ao ensino de Ciências. Desses, cinco (n=5) trabalhos estavam relacionados a conteúdos da Biologia e dois trabalhos (n=2) aos conteúdos de Química. Um trabalho (n=1) envolveu a utilização de animes como como facilitadores de aprendizagem no ensino de Ciências. Dentre as produções que envolviam a Biologia, quatro trabalhos (n=4) exploraram o anime “Hataraku saibou (cells at work!)” e um (n=1) trabalho utilizou o anime “Boruto: Naruto Next Generations”. Com relação aos trabalhos com temas da Química, os dois utilizaram o anime “Dr. Stone” para explorar conceitos básicos de Química e Química orgânica. Verificou-se um pequeno número de pesquisas relacionando os animes ao ensino de Ciências. Contudo, acredita-se que esse número tende a aumentar nas próximas edições do evento, visto que, os animes estão se popularizando como recurso didático nos diversos níveis de ensino, e consequentemente, os docentes têm buscado socializar suas ações pedagógicas em eventos científicos e meios de divulgação científica.