A DIVERSIDADE CULTURAL EM ESCOLAS DA REGIÃO AMAZÔNICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96495 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2436 "inscrito_id" => 9556 "titulo" => "A DIVERSIDADE CULTURAL EM ESCOLAS DA REGIÃO AMAZÔNICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A identidade da região amazônica é fortemente influenciada por fatores históricos, pois desde a colonização dos povos originários até o período republicano, várias culturas foram extintas e outras se mesclaram com a cultura do colonizador. Apesar das dificuldades na formação dessa identidade, a diversidade cultural da região tem suas raízes na miscigenação ocorrida durante a colonização e carrega até hoje uma rica herança étnica. Embora o ambiente escolar deva promover valores culturais e étnicos e respeitar as diferentes manifestações culturais, o que tem sido observado é a supressão silenciosa e, por vezes, inconsciente da cultura amazônica, o que impede as crianças de reconhecerem sua cultura na realidade escolar. Atualmente, a cultura amazônica enfrenta outro desafio: o aumento significativo do número de imigrantes e refugiados no Estado do Amazonas, devido à situação vivida em países vizinhos, como a Venezuela. Embora existam leis que garantam proteção aos imigrantes no Brasil, seus direitos não são plenamente respeitados, especialmente no que se refere à educação. As dificuldades de inclusão desses estudantes nas escolas brasileiras começam em seu contexto socioeconômico e afetam seu processo de escolarização, que não ocorre de forma linear devido às diferenças de idioma e à falta de profissionais capacitados para atender essa demanda. Este trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados no ambiente escolar e compreender a escola como um espaço de inclusão, visando à qualidade do ensino e ao respeito à diversidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65b28865a146e_25012024131221.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-25 13:12:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH CECILIA RODRIGUES GUERRA MITOZO" "autor_nome_curto" => "DEBORAH MITOZO" "autor_email" => "deborahmitozo15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96495 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2436 "inscrito_id" => 9556 "titulo" => "A DIVERSIDADE CULTURAL EM ESCOLAS DA REGIÃO AMAZÔNICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A identidade da região amazônica é fortemente influenciada por fatores históricos, pois desde a colonização dos povos originários até o período republicano, várias culturas foram extintas e outras se mesclaram com a cultura do colonizador. Apesar das dificuldades na formação dessa identidade, a diversidade cultural da região tem suas raízes na miscigenação ocorrida durante a colonização e carrega até hoje uma rica herança étnica. Embora o ambiente escolar deva promover valores culturais e étnicos e respeitar as diferentes manifestações culturais, o que tem sido observado é a supressão silenciosa e, por vezes, inconsciente da cultura amazônica, o que impede as crianças de reconhecerem sua cultura na realidade escolar. Atualmente, a cultura amazônica enfrenta outro desafio: o aumento significativo do número de imigrantes e refugiados no Estado do Amazonas, devido à situação vivida em países vizinhos, como a Venezuela. Embora existam leis que garantam proteção aos imigrantes no Brasil, seus direitos não são plenamente respeitados, especialmente no que se refere à educação. As dificuldades de inclusão desses estudantes nas escolas brasileiras começam em seu contexto socioeconômico e afetam seu processo de escolarização, que não ocorre de forma linear devido às diferenças de idioma e à falta de profissionais capacitados para atender essa demanda. Este trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados no ambiente escolar e compreender a escola como um espaço de inclusão, visando à qualidade do ensino e ao respeito à diversidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65b28865a146e_25012024131221.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-25 13:12:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH CECILIA RODRIGUES GUERRA MITOZO" "autor_nome_curto" => "DEBORAH MITOZO" "autor_email" => "deborahmitozo15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }