METODOLOGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA POTUGUESA EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96546 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2513 "inscrito_id" => 12420 "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA POTUGUESA EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTIS" "resumo" => "Este trabalho tem por finalidade ressaltar a importância de metodologias de Ensino da Língua Portuguesa utilizadas nas escolas do campo. A Educação do Campo ganha um espaço significativo dentro das discussões no que se refere as metodologias adequadas a serem utilizadas com os educandos afim de proporcionar um ensino significativo e compreensivo dialogando com os saberes científicos e os saberes tradicionais. Para a ensinar no campo é necessário que o educador tenha um olhar crítico-reflexivo para trabalhar com metodologias adequadas à realidade daqueles sujeitos. Nesse sentido, promover um ensino significativo a esses povos requer planejamento, organização e construção de diálogos contextualizados com as experiencias e as pluralidades dos sujeitos. A pesquisa realizada se baseia em autores como Libanêo (1994), Santos e Silva (2021) e Referencial Curricular Amazonense (2019). A metodologia da pesquisa é do tipo bibliográfica. Para tal, foi necessário empreendermos um levantamento bibliográfico da produção acadêmica em bancos de dados e periódicos oficiais sobre as Metodologias de ensino utilizadas por professores de Língua Portuguesa que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Aponta-se para a necessidade de metodologias e práticas pedagógicas que atendam às necessidades dos povos camponeses e dessa forma se construa conhecimentos significativos e oportuniza a esses educandos a percepção do mundo a sua volta, corroborando com uma reflexão acerca das suas necessidades. Tivemos como resultados de que tais metodologias de ensino se trabalhadas voltadas às singularidades do campo, corroboram para o bom desempenho escolar do educando, como também a construção de um olhar crítico e criativo, voltado para às necessidades sociais. Tais metodologias voltadas ao ensino de Língua Portuguesa, oportuniza a esses educandos a percepção do mundo a sua volta e propiciando a reprodução da sua cultura e preservação da sua identidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12420_TB2513_16112023134623.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSON DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Jackson Santos" "autor_email" => "jacksonpeduea19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96546 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2513 "inscrito_id" => 12420 "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA POTUGUESA EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTIS" "resumo" => "Este trabalho tem por finalidade ressaltar a importância de metodologias de Ensino da Língua Portuguesa utilizadas nas escolas do campo. A Educação do Campo ganha um espaço significativo dentro das discussões no que se refere as metodologias adequadas a serem utilizadas com os educandos afim de proporcionar um ensino significativo e compreensivo dialogando com os saberes científicos e os saberes tradicionais. Para a ensinar no campo é necessário que o educador tenha um olhar crítico-reflexivo para trabalhar com metodologias adequadas à realidade daqueles sujeitos. Nesse sentido, promover um ensino significativo a esses povos requer planejamento, organização e construção de diálogos contextualizados com as experiencias e as pluralidades dos sujeitos. A pesquisa realizada se baseia em autores como Libanêo (1994), Santos e Silva (2021) e Referencial Curricular Amazonense (2019). A metodologia da pesquisa é do tipo bibliográfica. Para tal, foi necessário empreendermos um levantamento bibliográfico da produção acadêmica em bancos de dados e periódicos oficiais sobre as Metodologias de ensino utilizadas por professores de Língua Portuguesa que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Aponta-se para a necessidade de metodologias e práticas pedagógicas que atendam às necessidades dos povos camponeses e dessa forma se construa conhecimentos significativos e oportuniza a esses educandos a percepção do mundo a sua volta, corroborando com uma reflexão acerca das suas necessidades. Tivemos como resultados de que tais metodologias de ensino se trabalhadas voltadas às singularidades do campo, corroboram para o bom desempenho escolar do educando, como também a construção de um olhar crítico e criativo, voltado para às necessidades sociais. Tais metodologias voltadas ao ensino de Língua Portuguesa, oportuniza a esses educandos a percepção do mundo a sua volta e propiciando a reprodução da sua cultura e preservação da sua identidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12420_TB2513_16112023134623.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSON DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Jackson Santos" "autor_email" => "jacksonpeduea19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }