LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DA LEITURA DE CRÔNICAS DE RACHEL DE QUEIROZ: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL II
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96586 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2565 "inscrito_id" => 4154 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DA LEITURA DE CRÔNICAS DE RACHEL DE QUEIROZ: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Atualmente, a importância da leitura é cada vez mais evidente em todos os aspectos sociais. As escolas buscam formas de ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de leitura para que eles possam compreender textos variados. A literatura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de leitura, pois, além de despertar a sensibilidade, também humaniza os leitores. É importante, portanto, adotar práticas pedagógicas que incentivem o letramento literário, criando leitores que apreciem a leitura e compreendam a importância da literatura em suas vidas. A leitura literária pode despertar a imaginação e a consciência crítica dos alunos, promovendo a fruição, a sensibilidade, a emoção e a reflexão. Para estimular o letramento literário, os professores podem utilizar o método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1993) como uma ferramenta no ensino de Literatura. O presente estudo tem como objetivo principal propor uma metodologia para a promoção da leitura literária com alunos do Ensino Fundamental II, por meio da leitura de crônicas de Rachel de Queiroz utilizando o método recepcional. A pesquisa é bibliográfica e entre os autores consultados estão Zilberman (2009), Candido (2000), Cosson (2009) e outros. Para a análise e utilização na proposta didática foram escolhidas as crônicas: “Amor” (Queiroz, 1995), “Felicidade” (Queiroz, 1955) e “Falso Mar, Falso Mundo” (Queiroz, 1994). O método recepcional é eficaz porque valoriza o leitor como um ser ativo e dinâmico, tornando-o coautor no processo de leitura, em uma tríade autor/obra/leitor. Dessa forma, o foco está no leitor, e cada um deles terá uma percepção diferente da obra lida, promovendo um leitor crítico-reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4154_TB2565_15112023165926.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINA FERNANDA CAVALCANTI FERREIRA" "autor_nome_curto" => "KALINA FERNANDA" "autor_email" => "kalinafcf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96586 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2565 "inscrito_id" => 4154 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DA LEITURA DE CRÔNICAS DE RACHEL DE QUEIROZ: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Atualmente, a importância da leitura é cada vez mais evidente em todos os aspectos sociais. As escolas buscam formas de ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de leitura para que eles possam compreender textos variados. A literatura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de leitura, pois, além de despertar a sensibilidade, também humaniza os leitores. É importante, portanto, adotar práticas pedagógicas que incentivem o letramento literário, criando leitores que apreciem a leitura e compreendam a importância da literatura em suas vidas. A leitura literária pode despertar a imaginação e a consciência crítica dos alunos, promovendo a fruição, a sensibilidade, a emoção e a reflexão. Para estimular o letramento literário, os professores podem utilizar o método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1993) como uma ferramenta no ensino de Literatura. O presente estudo tem como objetivo principal propor uma metodologia para a promoção da leitura literária com alunos do Ensino Fundamental II, por meio da leitura de crônicas de Rachel de Queiroz utilizando o método recepcional. A pesquisa é bibliográfica e entre os autores consultados estão Zilberman (2009), Candido (2000), Cosson (2009) e outros. Para a análise e utilização na proposta didática foram escolhidas as crônicas: “Amor” (Queiroz, 1995), “Felicidade” (Queiroz, 1955) e “Falso Mar, Falso Mundo” (Queiroz, 1994). O método recepcional é eficaz porque valoriza o leitor como um ser ativo e dinâmico, tornando-o coautor no processo de leitura, em uma tríade autor/obra/leitor. Dessa forma, o foco está no leitor, e cada um deles terá uma percepção diferente da obra lida, promovendo um leitor crítico-reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4154_TB2565_15112023165926.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINA FERNANDA CAVALCANTI FERREIRA" "autor_nome_curto" => "KALINA FERNANDA" "autor_email" => "kalinafcf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }