O IMPACTO DA CULTURA DIGITAL NO SER E NO FAZER DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA RESOLUÇÃO CEED/RS Nº 0371/2022
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96602 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2586 "inscrito_id" => 13646 "titulo" => "O IMPACTO DA CULTURA DIGITAL NO SER E NO FAZER DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA RESOLUÇÃO CEED/RS Nº 0371/2022" "resumo" => "Muitas discussões têm sido feitas sobre os desafios atuais da Educação e, a partir destas, também, acerca da necessidade urgente da constituição de um novo professor/professora e novos processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, dentre as políticas que orientam a formação de professores, destaca-se a Resolução CEEd/RS nº0371 (2022), que fixa normas complementares à implementação das Diretrizes Curriculares para Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais, em nível médio, modalidade Curso Normal, no Rio Grande do Sul. Tal documento traz, de modo marcante, a preocupação com o desenvolvimento de competências relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo da formação inicial, referendando os preceitos da cultura digital e alfabetização tecnológica e midiática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Base Nacional Comum-Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e da BNCC-Computação. Diante disso, propôs-se refletir acerca do impacto da cultura digital e das possibilidades de qualificar as experiências da formação docente e desenvolver o perfil de educador e de práticas inovadoras, a partir da presença das TDIC no currículo dos cursos e vivências formativas. Este estudo, sendo uma pesquisa qualitativa do tipo documental, abrangeu as legislações que regulamentam e orientam a formação de professores do Rio Grande do Sul, e forneceu considerações significativas sobre novos modos de interação e produção do conhecimento advindos da incorporação das metodologias ativas e do uso pedagógico das mídias e tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem na constituição do ser e do fazer docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13646_TB2586_08122023225942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA BERNI FERRAZ" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "ana-bferraz@educar.rs.gov" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96602 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2586 "inscrito_id" => 13646 "titulo" => "O IMPACTO DA CULTURA DIGITAL NO SER E NO FAZER DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA RESOLUÇÃO CEED/RS Nº 0371/2022" "resumo" => "Muitas discussões têm sido feitas sobre os desafios atuais da Educação e, a partir destas, também, acerca da necessidade urgente da constituição de um novo professor/professora e novos processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, dentre as políticas que orientam a formação de professores, destaca-se a Resolução CEEd/RS nº0371 (2022), que fixa normas complementares à implementação das Diretrizes Curriculares para Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais, em nível médio, modalidade Curso Normal, no Rio Grande do Sul. Tal documento traz, de modo marcante, a preocupação com o desenvolvimento de competências relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo da formação inicial, referendando os preceitos da cultura digital e alfabetização tecnológica e midiática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Base Nacional Comum-Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e da BNCC-Computação. Diante disso, propôs-se refletir acerca do impacto da cultura digital e das possibilidades de qualificar as experiências da formação docente e desenvolver o perfil de educador e de práticas inovadoras, a partir da presença das TDIC no currículo dos cursos e vivências formativas. Este estudo, sendo uma pesquisa qualitativa do tipo documental, abrangeu as legislações que regulamentam e orientam a formação de professores do Rio Grande do Sul, e forneceu considerações significativas sobre novos modos de interação e produção do conhecimento advindos da incorporação das metodologias ativas e do uso pedagógico das mídias e tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem na constituição do ser e do fazer docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13646_TB2586_08122023225942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA BERNI FERRAZ" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "ana-bferraz@educar.rs.gov" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }